Meio Bit » Arquivo » Ciência » Display tátil da Disney Research permite que deficientes visuais sintam fogos de artifício

Display tátil da Disney Research permite que deficientes visuais sintam fogos de artifício

Pesquisadores da Disney Research apresentam display tátil que utiliza jatos de água para reproduzir fogos de artifício, de modo que deficientes visuais possam apreciá-los.

6 anos atrás

disney-research-feeling-fireworks

A Disney Research é o braço da casa do Mickey responsável pelo desenvolvimento de produtos e tecnologias que podem ou ser incorporadas em suas soluções como disponibilizadas para outros, e há um consenso que seus cientistas são um pouco bruxos: eles já apresentaram projetos como técnicas revolucionárias para a criação de CGIs com geloágua ou ressuscitação de atores falecidos, já brincaram com robóticaanimatrônicosdronesedição de vídeo e áudio, redes neurais e reconhecimento facial… a lista é bem grande.

A diferença da Disney Research para outros institutos é que não importa se a pesquisa envolve high ou low tech, o importante é apresentar resultados que causem impacto nas pessoas que virão a consumir tais produtos e por isso mesmo o mais recente projeto, apresentado em parceria com a ETH Zurich é sensacional: trata-se de um display tátil que permite a deficientes visuais de diversos graus, desde os com visão reduzida aos completamente cegos possam apreciar algo tão simples como… fogos de artifício.

Quem já foi à Disneyworld agora o show de fogos que encerra os eventos do parque todas as noites, é um espetáculo e tanto mas essencialmente visual. Quem não consegue ver até pode contar com outros descrevendo para eles o que está acontecendo mas a experiência de testemunhar eles mesmos o show, isso deficientes visuais não têm.

Aí entra o projeto Feeling Fireworks: trata-se de uma série de jatos de água esguichados contra uma tela flexível, que retornam feedback háptico de mdo que uma vez programados para seguir uma apresentação de fogos, aqueles com visão reduzida ou cegos podem utilizar as mãos para sentir através do tato o que está acontecendo nos céus.

O estudo da Disney Research demonstra que os efeitos psicológicos nos usuários é o mesmo tanto para quem teve contato com os fogos de artifício com os olhos quanto pelo tato, e o que é melhor: o projeto como um todo é muito barato e completamente escalável. Logo é possível instalar telões táteis enormes nos parques da Disney permitindo que todos, sem exceção possam apreciar o evento sem intermediários.

Confiram o vídeo, é muito legal:

DisneyResearchHub — Feeling Fireworks

Você pode apreciar o artigo original aqui (cuidado, PDF).

Fonte: Disney Research.

relacionados


Comentários