Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Charles O'Rear — o homem por trás da cara do Windows XP volta aos wallpapers

Charles O'Rear — o homem por trás da cara do Windows XP volta aos wallpapers

Charles O'Rear, o autor de uma das fotos mais visualizadas do mundo, está de volta com uma série de novas fotos para wallpaper mobile. Veja as primeiras fotos do projeto.

6 anos atrás

charles-bliss

Eu lembro quando instalei a primeira versão do Windows XP em meu computador. Caraca, a cabeça explodiu com o design, as cores e, principalmente, a bela imagem default da área de trabalho. Parecia que estávamos realmente vivendo no futuro. Hoje é uma peça de tecnologia datada e ultrapassada, mas não podemos negar que foi um dos best sellers da Microsoft. Até hoje encontramos máquinas rodando o sistema operacional, principalmente em sistemas simples instalados em máquinas de poder de processamento humilde.

Mas, o ponto aqui é justamente a imagem encontrada na área de trabalho do Windows XP. A foto, que muitos pensam ser uma ilustração, foi feita por um fotógrafo chamado Charles O'Rear. Ele conta que a imagem, batizada de Bliss, foi feita em 1996 no condado de Sonoma, Califórnia. O fotógrafo estava em viagem para visitar a namorada quando se deparou com a cena que foi capturada com uma câmera de médio formato. A imagem foi encaminhada no mesmo ano para o banco de imagens da Corbis e em 2000 foi adquira pela Microsofit.

Charles O'Rear afirma que o valor pago pela Microsoft pela imagem foi algo bem extraordinário na época (ele não cita os valores) e garantiu ao fotógrafo a possibilidade de ter uma das imagens mais visualizadas da história em seu portfólio. Não sabemos com certeza quantas cópias do Windows XP foram vendidas (e as pirateadas), mas estima-se que a imagem foi vista por mais de 1 bilhão de pessoas. E, provando que uma foto é a representação de um momento único e perfeito, olhar uma imagem do local onde a foto foi feita mostra que é preciso estar no lugar certo e na hora certa para poder fazer história.

Agora, acreditando que o fotógrafo ainda pode nos presentear com belas imagens, a companhia aérea Lufthansa contratou O'Rear para desenvolver o que eles chamam de “a próxima geração de papéis de parede”. O projeto se chama New Angles of America e tem por objetivo produzir imagens para smartphones. O'Rear, agora com 76 anos, se diz emocionado por estar criando novas imagens para serem vistas por milhões de pessoas.

As três primeiras imagens feitas pelo fotógrafo já foram liberadas.

  

Você pode conferir o pequeno vídeo de apresentação do projeto abaixo e também visitar o site da empreitada e baixar essas imagens em alta resolução.


New Angles of America (Trailer) | Lufthansa

relacionados


Comentários