Meio Bit » Games » Como um mod tornou o SOMA um jogo melhor

Como um mod tornou o SOMA um jogo melhor

Após um mod para o SOMA fazer bastante sucesso, criadores do jogo resolvem adicionar um Safe Mode ao título e assim deixar a experiência melhor.

6 anos atrás

soma

Dos mesmos criadores do Amnesia: The Dark Descent, o SOMA foi um jogo que chegou aos PCs em 2015 e que comprovou que o pessoal da Frictional Games sabe criar atmosferas aterrorizantes. Infelizmente o jogo teria obtido um sucesso comercial menor do que o esperado, mas se você sempre teve interesse em conhecê-lo, mas não gosta de jogos de terror, aqui vai uma boa notícia.

No dia 1º de dezembro o título receberá um Safe Mode, onde basicamente poderemos passar por toda a aventura de uma maneira menos estressante. Com ele, os monstros presentes na estação PATHOS-II funcionarão mais como meros observadores, sendo incapazes de nos matar, mas reagindo à nossa presença. Assim, eles poderão até nos atacar caso se sintam ameaçados, mas sem que tenhamos que temer pelo pior.

A ideia surgiu depois do estúdio tomar conhecimento do Wuss Mode, uma modificação que se tornou a mais curtida no Steam Workshop e que servia justamente para deixar os inimigos mais pacíficos. Recentemente Thomas Grip falou sobre como essa mudança teria deixado o jogo melhor.

Temos que pensar neles como habitantes do meio ambiente e fazer com que suas interações com o jogador se encaixem na atmosfera do jogo e em sua história. Na verdade fiquei surpreso com o quão bem tudo se tornou. Isso se encaixa no jogo muito melhor do que pensei que poderia quando começamos a trabalhar nele. Para ser honesto, ele até me faz questionar se essa não era a maneira como o jogo deveria ter sido lançado.

E mais do que isso, o fundador da Frictional Games chegou ate mesmo a citar que este Safe Mode poderá mudar a maneira como o estúdio passará a lidar com os encontros em seus futuros jogos. Para ele, a experiência com monstros no SOMA acabou não acrescentando nada ao tema do jogo e que por isso eles precisam tomar muito cuidado nos projetos que virão.

O curioso é que enquanto eles estavam criando o SOMA, a equipe chegou a cogitar a possibilidade do jogador não poder morrer, mas que isso foi deixado de lado por eles temerem que poderia estragar a experiência. Hoje Grip admite que aquela pode ter sido uma má escolha.

De qualquer forma, o fato é que os monstros presentes no game acabaram dividindo aqueles que jogaram o SOMA, com alguns achando que eles deixavam a experiência muito estressante, enquanto outros defendem que eles conseguem proporcionar um bom clima desconfortável. Mas de acordo com o próprio game designer, o Wuss Mode felizmente corrigiu o que ele considera uma “falha de design”.

Fonte: PCGamer.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários