Meio Bit » Arquivo » Mobile » YouTube Go, que permite download de vídeos está disponível na Índia e Indonésia

YouTube Go, que permite download de vídeos está disponível na Índia e Indonésia

Versão mais leve do YouTube chega aos mercados indiano e indonésio, permitindo download de vídeos para execução offline; solução pode ser lançada no Brasil em breve.

6 anos atrás

youtube-go

Durante o keynote I/O 2017, o Google mencionou rapidamente a existência do YouTube Go, uma versão light de sua plataforma de vídeos voltada para mercados emergentes, de modo a atender usuários que sofrem com pacotes de dados caros e velocidades de conexão mais lentas. Agora o app que foi lançado em caráter beta em setembro está disponível oficialmente, embora para poucos.

A proposta do YouTube Go é similar ao que o Facebook e o Twitter oferecem em suas soluções Lite: um app leve (apenas 9,4 MB) e com uma interface bastante resumida, habilitando seu uso em dispositivos de entrada sem engasgo (o app será parte integrante do Android Go, uma versão resumida do robozinho para países em desenvolvimento) e principalmente sem consumir grandes quantidades de dados, principalmente por oferecer uma funcionalidade que muita gente queria há tempos: baixar os vídeos do YouTube localmente para execução offline.

O YouTube Go permite inclusive o compartilhamento de vídeos armazenados através de conexão Bluetooth, mas limita a qualidade do vídeo a no máximo 480p; é compreensível, como o alvo são países com conexões ruins e aparelhos mais modestos, provavelmente com capacidade de armazenamento limitada não faz sentido facilitar o acesso a vídeos em 1080p ou 4K, inclusive para não dar tanto mole para a pirataria.

youtube-go-app

O YouTube Go foi lançado inicialmente na Índia, mas agora que ele saiu do Beta e se tornou uma solução pública ele também chegou à Indonésia, onde os testes de receptividade continuarão. Não é intenção do YouTube oferecer a ferramenta para todos os mercados então muito provavelmente ele não será oficialmente disponibilizado nos maiores mercados; por outro lado não deve demorar para que ele seja lançado em países em desenvolvimento que sofrem com conexões de rede precárias, como o Brasil que lembrando, foi um exemplo mencionado para justificar a existência do YouTube Go e do Android Go como um todo, que ainda não tem data para ser oficialmente lançado.

Indianos e indonésios já podem baixar o Youtube Go por aqui, os demais terão que esperar mais um pouquinho.

relacionados


Comentários