Meio Bit » Ciência » Espaço » A boa notícia é que minhocas podem sobreviver no solo marciano...

A boa notícia é que minhocas podem sobreviver no solo marciano...

As perspectivas para nossa futura colônia em Marte acabam de melhora. Uma pesquisa de uma universidade dos Países Baixos descobriu que não só conseguem plantar vegetais variados em solo marciano simulado, como minhocas sobrevivem alegremente nele, e minhocas são essenciais para um solo saudável.

3 anos atrás

matt-damon-martian

Mark Watney estava no caminho certo. O maior pirata de Marte usou esterc… — digo fez… — nah, bosta mesmo pra fertilizar o solo e plantar batatas. Experimentos aqui na Terra confirmaram que em solo marciano simulado esse tipo de fertilizante funciona.

Não que seja novidade, por milhares de anos excremento, humano ou animal é usado como fertilizante, mas agora uma pesquisa da Universidade Wageningen, nos Países Baixos foi além.

Eles plantaram várias culturas — centeio, beterrabas, tomates e outros usando solo vulcânico do Havaí, muito semelhante ao marciano, e uma sopa de esterco de porco como fertilizante. O resultado foi excelente.

A outra descoberta foi de igual importância: não só o solo marciano é viável para bactérias, depois de introduzidas com o esterco, como ele é viável para… minhocas.

Elas são essenciais para quebrar a matéria orgânica que sobra das colheitas, colocando-a de volta no ciclo alimentar, onde os dejetos das minhocas são processados por bactérias e viram nutrientes para as plantas.

Isso significa que nossas futuras plantações Marte serão bem mais saudáveis e produtivas, com ajuda de minhocas que viajarão aonde nenhum anelídeo jamais esteve. O único senão, é que expor minhocas a um ambiente com muita radiação pode ter efeitos imprevisíveis.

1418540966744-1

Fonte: Space Daily.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários