Meio Bit » Arquivo » Hardware » Snapdragon Summit: conhecendo melhor o Snapdragon 845

Snapdragon Summit: conhecendo melhor o Snapdragon 845

Inteligência artificial, conectividade, desempenho, imersão e segurança: confira mais detalhes sobre o Snapdragon 845, processador mobile topo de linha da Qualcomm.

6 anos atrás

snapdragon_845_design_referencia

Estamos de volta da viagem a Maui, onde a Qualcomm convidou o MeioBit para conhecer pessoalmente o Snapdragon 845, novo processador premium da empresa. Neste post falo rapidamente sobre a minha experiência na área de demos, e cito as vantagens do Snapdragon 845 mas se você não quiser ler, tudo bem, é só ver o vídeo abaixo para ver os demos do novo processador (aproveita e se inscreva no canal do MB pra nos dar uma força)!

Demonstração do Snapdragon 845

A demo do Snapdragon 845 estava dividida em algumas áreas, a primeira com foco na segurança, mostrando o SPU (unidade de processamento seguro) em ação em uma compra simulada, na qual o vendedor tentava falsificar o endereço onde estava, no que foi prontamente dedurado pelo Snapdragon 845.

A segunda trazia experiências em VR e AR em óculos (um deles ainda estava com o antecessor 835, mas deu para ter uma ideia da proposta) pra compras, um jogo de xadrez em 3D e também uma demonstração de um atendimento médico virtual, com destaque para a renderização fóvea da área de interesse.

A terceira área mostrava a capacidade de ouvir sua voz e atender seus comandos mesmo em ambientes ruidosos e/ou ouvindo música, e certamente rendeu a parte mais legal do vídeo. A última seção trazia demonstrativos da velocidade de downloads e também do baixo consumo de bateria do novo processador, além do novo sistema QuickCharge 4+, que recarregar 50% da bateria em 15 minutos.


MeioBit → Snapdragon Summit — demos do Snapdragon 845

Assista um pouco disto no vídeo acima. Abaixo falo um pouco mais sobre os méritos do novo processador da Qualcomm.

Excelência na captura e exibição de imagens

O Snapdragon 845 é excelente, e tem um potencial incrível, em várias áreas. É a culminação de anos de esforços da Qualcomm, e dá pra perceber o orgulho de cada um envolvido em cada etapa do processo. O melhor de tudo é ver que eles estão no caminho certo, e que a próxima geração promete ser imbatível.

O Snapdragon 845 conta com processador de imagens Spectra 280, que captura imagens em HDR real, com cores de 10 bits e gama Rec. 2020, superando em muito seu antecessor Snapdragon 835, e qualquer outro player atual do mercado. Você não só vai gravar os vídeos mais incríveis, mas também vai poder assistir tudo na tela em Ultra HD/4K, graças ao processamento visual da GPU Adreno 630. O foco é o desempenho e qualidade das imagens que você captura e assiste.

VR, AR e MR

A Adreno 630 também é o coração do sistema de entretenimento virtual do Snapdragon 845 em VR, AR e MR (um tripé que a Qualcomm prefere chamar de XR), e promete muito. O Snapdragon 845 é a primeira plataforma móvel a suportar o 6DoF (seis graus de liberdade), para você poder se movimentar pelo ambiente em conjunto com o SLAM (localização simultânea e mapeamento), para você não bater na parede ou tropeçar na mesa no meio do processo.

Outro ponto digno de muitos elogios é a renderização com "foveamento Adreno", que aumenta a definição do ponto que você está olhando, reduzindo os detalhes do resto, aumentando o desempenho na sua experiência virtual.

AI

O Snapdragon 845 é craque em AI, e está sempre te escutando, sem gastar muita bateria com isto, uma ótima notícia para assistentes de voz. A Snapdragon Neural Processing Engine (NPE) agora tem suporte ao Tensorflow Lite e a Open Neural Network Exchange (ONNX), pra quem gosta (e entende) dessas coisas.

Conectividade LTE, Wi-Fi 802.11ad e Bluetooth 5

O modem Snapdragon X20 vem integrado ao 845, com seus picos de velocidade de 1,2 Gb/s e uploads de 150 Mb/s, se a sua operadora oferecer tamanhas iguarias no seu cardápio. Ele tem suporte a 5xCA (agregação de operadora), LAA e também o Dual SIM Dual VoLTE, que permite usar o segundo chip também em LTE. Se quiser comparar o X20 com outros modems da Qualcomm, só clicar aqui.

A conectividade Wi-Fi 802.11ad de 60 GHz permite downloads de até 4,6 Gb/s, além de um tempo de conexão até 16x mais rápido, mesmo em redes bem populosas. O Snapdragon 845 também conta com Bluetooth 5, para transmitir áudio para um sem número de aparelhos compatíveis.

Conclusão

O Snapdragon 845 é um verdadeiro sonho de consumo, e eu mal posso esperar para ver os aparelhos que serão lançados com ele. Ele poderia ter sido fabricado no processo de 7 nanômetros em vez de 10? Sim, mas a Qualcomm preferiu lançar uma segunda geração do 10 nm, aperfeiçoando o processo de produção, e eu entendo seus motivos, não faria sentido uma aposta deste nível agora. Se dá pra melhorar tanto nos outros componentes do processador, melhor guardar esta excelente novidade para 2018.

O Snapdragon 845 é muito digno dos meus elogios, e também de toda a fanfarra que está recebendo na imprensa e blogs especializados ao redor do globo, e que eu ando lendo nos últimos dias. Não posso falar por todos eles, mas a opinião do MB como sempre é 100% sincera.

Pra saber mais detalhes sobre o Snapdragon 845, leia meu primeiro post sobre o processador ou o release da Qualcomm.

Always Connected PCs

Se eu já fiquei animado com os Always Connected PCs com o processador Snapdragon 835, imagina quando eles forem equipados com o Snapdragon 845? Infelizmente isso deve demorar a acontecer, mas certamente eles estarão entre nós até o final de 2018. Também é interessante pensar em como esta estratégia pode reverberar na concorrência, pois já existem rumores sobre a Apple lançando notebooks equipados com seus ótimos processadores mobile.

Leia meu post sobre os Always Connected PCs HP Envy x2 e ASUS NovaGo, também apresentados semana passada no Snapdragon Summit.

Valeu demais, Qualcomm!

Antes de terminar, não posso deixar de agradecer pessoalmente a Qualcomm pelo convite ao MeioBit para fazer a cobertura do Snapdragon Summit, e também explicar o motivo. Não temos um canal de YouTube relevante (já que nossos milhões de leitores por algum motivo místico ainda não se inscreveram por lá), então é muito significativo pra nós ver que fomos selecionados para estar entre os maiores sites de comunicação do mundo inteiro.

Quando uma empresa grande apoia um veículo independente como o Meio Bit, ela mostra que valoriza a nossa opinião e nossa credibilidade, e todo mundo que me conhece e conhece o MB, sabe ela é nosso maior patrimônio, ao lado de vocês, nossos amados leitores, é claro.

Quem não me conhece ou quem não entende como funciona um blog como o MB, pode até vir com o papinho, “Ah, mas vocês foram pro Havaí, é claro que vão elogiar o produto”. Amigo, quando a empresa é grande e séria, ela quer mais é saber quais são os problemas do aparelho/produto/serviço, e nós estamos aqui pra isso. Muitas vezes ela nos manda o aparelho por isto, pois sabe que se tiver problemas, iremos criticar duramente, ao mesmo tempo que se for algo realmente promissor, iremos elogiar até não poder mais, como é o caso do Snapdragon 845.

O MB viajou a convite da Qualcomm para a press trip em Maui, Havaí, mas como sempre, nossas opiniões são sempre sinceras.

relacionados


Comentários