Meio Bit » Ciência » Espaço » OK, já podemos colonizar: dá pra fazer cerveja em Marte!

OK, já podemos colonizar: dá pra fazer cerveja em Marte!

Boas novas pra quem quer ir pra Marte mas não quer abrir mão de uma gelada, e convenhamos, já que aquela moça do Total Recall (você sabe qual) não existe, as sextas-feiras por lá devem ser um tédio… mas agora uma pesquisa descobriu que lúpulo se desenvolve muito bem no solo marciano, ou seja: um pequeno passo para o Homem, um grande passo para a cervejidade.

2 anos e meio atrás

mars_thebringerofwar

Uma das primeiras coisas que colonizadores de terras distantes fazem é produzir alguma forma de álcool, que convenhamos é o combustível da civilização, mas os primeiros anos de uma colônia humana em Marte podem ser bem severos, e só com batatas os colonos cairão no dilema irlandês: come a batata agora ou fermenta pra beber depois?

Variedade é importante, e nada mais justo que a bebida mais antiga da Humanidade nos acompanhe na conquista do Sistema Solar, mas para fazer cerveja é preciso vários ingredientes, entre eles, lúpulo. Será que essa simpática mas arisca plantinha sobreviveria em solo marciano?

A turma de um curso de astrobiologia da Universidade Villanova, na Pensilvânia decidiu descobrir, em meio a um experimento para plantar várias espécies terrestres em solo marciano simulado.

Os alunos testaram inclusive técnicas de adubar o solo com papelão e borra de café, e o resultado foi excelente. Para alegria dos cervejeiros, lúpulo cresce muito bem e tem tudo para se dar bem em Marte.

Claro que os alunos tiveram interesse em testar se outras plantas recreativas vicejariam no Planeta Vermelho, mas o professor não deixou. Agora um grupo pretende fazer um experimento independente avaliando se maconha crescerá em Marte.

Fonte: Hello Giggles.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários