Meio Bit » Games » GPUs estão tão caras que montar um PC gamer se tornou inviável. Thanks, criptomoedas

GPUs estão tão caras que montar um PC gamer se tornou inviável. Thanks, criptomoedas

A onda das criptomoedas inflou os preços das GPUs de tal forma, que o valor que outrora dava para montar um PC gamer hoje mal cobre o necessário para adquirir o periférico.

6 anos atrás

Enquanto muita gente surfa na onda das criptomoedas, uma parcela de consumidores não anda nada contente com o boom do setor e são a Glorious PC Gamer Master Race, bem como profissionais que precisam de PCs minimamente potentes: o preço das GPUs disparou de tal forma que montar um computador por conta própria se tornou uma atividade cara demais, inviável para a maioria dos mortais.

O motivo é simples: todo mundo quer uma fatia do bolo das bitcoins, litecoins, KodakCoins ou coisa que o valha e muita gente está investindo o que tem e o que não tem para montar fazendas de mineração em casa. Há quem forneça o aluguel das unidades (como a Kodak, de novo) mas é muito mais prático construir seu próprio kit, utilizando um sem número de placas de vídeo para fazer os cálculos e começar a gerar as moedinhas.

O problema é que de uns tempos para cá, com o Bitcoin atingindo números estratosféricos a corrida atrás das GPUs aumentou enormemente, muitos lojistas e fabricantes não estão dando conta da demanda e como manda o capitalismo, quando a oferta é menor que a procura os preços invariavelmente escalam, e a coisa saiu totalmente de controle: placas de ponta, como a GTX 1080 da nVidia não são encontradas por menos de US$ 1 mil no exterior, o que é o preço de uma máquina completa até que razoável para quem só quer jogar ou precisa de um conjunto potente para trabalhar com edição de vídeo, renderização 3D e etc.

E não, os preços no Brasil não estão muito diferentes.

Sejam GPUs da nVidia ou AMD, modelos recondicionados ou versões mini, voltadas para desktops compactos, todas tiveram os preços impiedosamente reajustados; como a bolha das criptomoedas não mostra nenhum sinal de enfraquecimento é possível que esse cenário só piore daqui por diante. Isso posto, as GPUs tendem a ficar cada vez mais caras ao ponto que só quem tiver muito dinheiro sobrando terá condições de montar um kit relativamente decente, e os demais terão que se contentar com notebooks gamers, que estão ficando melhores ou montar um desktop com uma GPU mais fraca, o que limitará a performance do PC dependendo da função a ser desempenhada.

O fato é que ao menos por enquanto, montar um computador com uma configuração potente será um ato que poucos abastados terão condições de bancar.

Fonte: ExtremeTech.

relacionados


Comentários