Meio Bit » Arquivo » Hardware » Rumor — Motorola pondo ordem na casa: Moto X5 cancelado e menos Moto Snaps de nicho

Rumor — Motorola pondo ordem na casa: Moto X5 cancelado e menos Moto Snaps de nicho

Motorola estaria reorganizando sua linha de smarthphones: Moto X5 pode ter sido cancelado por ficar muito próximo de seus outros intermediários; foco em Moto Snaps será concentrado em modelos populares, deixando os de nicho e os de parceiros de lado.

6 anos atrás

A Motorola pode enfim ter colocado ordem na bagunça que é sua linha de dispositivos móveis: segundo fontes próximas, um recente corte no número de funcionários estaria relacionado à mudança de foco de sua linha de dispositivos, com o futuro Moto X5 cancelado e o foco se voltando para as linhas E, G e Z, esta última recebendo de agora em diante apenas novos modelos de Moto Snaps mais apelativos junto ao público.

A Lenovo confirmou na última semana que está de fato reduzindo seu quadro de funcionários em todo o mundo, porém segundo fontes próximas à empresa uma das unidades mais afetadas seria a de Chicago: esta teria sofrido um corte de 50% em seu time de engenharia, o que de acordo com os primeiros rumores apontavam uma mudança de foco para modelos mais intermediários, reduzindo os esforços referentes principalmente à linha Moto Z.

A companhia desmentiu tais rumores em parte: ela confirmou as demissões mas afirmou que no geral, menos de 2% de suas operações globais foram impactadas; ela igualmente confirmou a redução das operações da divisão de Chicago, afirmando que os cortes "não afetaram metade da força de trabalho" e que a família Moto Z continuará firme e forte.

No entanto, outras mudanças estariam sendo implementadas.

Em primeiro lugar, a Lenovo/Motorola estaria decidida a concentrar seus esforços nas linhas Moto E (de entrada), Moto G (intermediária) e Moto Z (premium), pondo um fim à aberração Moto C (cujo modelo lançado no Brasil em 2017 sequer recebeu o Android 8.0 Oreo) e ao mesmo tempo à linha Moto X, que voltaria mais uma vez para a geladeira.

O Moto X4, embora seja um bom smartphone nasceu sem propósito, por ser próximo demais tanto do Moto G5S Plus quanto do Moto Z2 Play e o Moto X5, que vazou recentemente seguiria a mesma abordagem em relação aos também já vazados Moto G6 Plus e Moto Z3 Play. A intenção da fabricante é evidentemente diminuir a confusão causada por ela mesma, ao introduzir no mercado uma enorme quantidade de aparelhos muito semelhantes tanto em hardware quanto em preço sugerido.

Segundo as informações vazadas o Moto X5 contaria com um display Full HD de 5,9 polegadas, proporção 18:9, resolução de 2.160 x 1.080 pixels (409 ppi) e um notch, tal qual o iPhone X e vários outros (conforme discutimos no Sala da Justiça #57, sobre a MWC 2018), dois conjuntos de câmera duplos na frente e atrás do aparelho (este com algo que a Motorola chama de "Moto XP" ou "Moto Smart AI", que provavelmente são recursos de IA integrados) e o leitor de impressões digitais deslocado para a parte de trás, que seria o logotipo da Motorola.

A parte interessante é a presença de um botão virtual branco na parte inferior da tela, que provavelmente faz as vezes do antigo leitor físico com suas funções de navegação ao deslizar o dedo, talvez uma solução alternativa aos botões virtuais padrão do Android; em tempo, o Moto Z3 Play faria uso do mesmo recurso e aparentemente, de acordo com as imagens divulgadas o sensor biométrico teria sido deslocado para a lateral, ainda que possa ter sido removido; de qualquer forma ele não pode ir para a traseira por causa dos Moto Snaps e se ele não for incluído no modelo, o smartphone passaria a contar totalmente com o sistema de reconhecimento de face para autenticação.

Há a possibilidade, ainda que remota de que o sensor biométrico esteja sob a tela entretanto.

De qualquer forma, o Moto X5 daria espaço a uma nova estratégia da Lenovo/Motorola que é se concentrar em smartphones mais distanciados entre si e em Moto Snaps mais populares, deixando de lado experiências como gamepads, projetores e leitores de sinais vitais e até mesmo modelos de parceiros, como teclados físicos e impressoras de fotos.

Assim veremos mais capinhas simples, baterias e talvez uma ou outra câmera especializada, entre outras coisas: o jornalista do VentureBeat Evan "evleaks" Blass, que possui contatos sólidos na indústria móvel revelou um futuro Moto Snap que é um headset RV, chamado Virtual Viewer. Tudo leva a crer que a companhia quer concorrer com Google, Samsung e outras no mercado de Realidade Virtual e vai oferecer um acessório do tipo à sua linha premium de smartphones.

Como sempre, é bom lembrar que toas essas informações são rumores e tanto o Moto X5 pode acabar sendo lançado, quanto outros modelos de Moto Snaps continuariam a chegar às lojas; a Lenovo/Motorola não comentou nenhum rumor além da declaração dada sobre o corte global em sua força de trabalho, então o que nos resta é esperar pelos próximos capítulos.

Fontes: TheLayoff, 9to5Google e Android Police.

relacionados


Comentários