Meio Bit » Arquivo » Hardware » FBI prende CEO por vender smartphones BlackBerry customizados para criminosos

FBI prende CEO por vender smartphones BlackBerry customizados para criminosos

FBI prende CEO da Phantom Secure, empresa que customiza smartphones BlackBerry com camadas extras de segurança; executivo oferecia dispositivos grupos criminosos, como o Cartel de Sinaloa e os Hell's Angels.

6 anos atrás

A casa caiu para a Phantom Secure, uma companhia especializada em vender smartphones customizados com camadas extras de segurança: em uma ação conjunta com as polícias australiana e canadense, o FBI prendeu o Vincent Ramos por vender dispositivos BlackBerry modificados para grupos criminosos de alta periculosidade, como o Cartel de Sinaloa e os Hell's Angels.

De acordo com documentos fornecidos pela Corte Distrital do Estado da Califórnia e entrevistas com fontes anônimas, a Phantom Secure mantém contatos com grupos criminosos e sabe exatamente para quem está fornecendo seus produtos: tanto Ramos como outros funcionários  da empresa estavam cientes de que os BlackBerries extra seguros seriam utilizados para atividades ilegais e os dotaram de uma série de recursos convenientes.

Por exemplo, os dispositivos BlackBerry não contam com funções padrão de conectividade, câmeras e microfones ativos por padrão e uma versão customizada do Pretty Good Privacy (PGP), um software de criptografia foi incluído para garantir a confidencialidade dos dados compartilhados entre os membros dos grupos. Segundo a investigação do FBI, a Phantom Secure também permitia que os usuários apagassem remotamente a totalidade dos dados dos aparelhos, de modo que a comunicação não pudesse ser rastreada.

Ramos e a Phantom Secure foram pegos porque todos os envolvidos não eram discretos, algo mortal para tal atividade. De acordo com investigadores infiltrados na empresa os clientes utilizavam e-mails chamativos como “Leadslinger", "trigger-happy”, “knee_capper9” e até mesmo "the.cartel”, o que demonstra a clara sensação de impunidade por parte dos meliantes.

Por outro lado, funcionários teriam admitido aos investigadores disfarçados de que os aparelhos permitiriam tranquilamente o transporte de ecstazy dos EUA para Montreal. Nos autos há um registro do próprio Ramos, em que ele diz com todas as letras a um infiltrado que "nós fizemos esses aparelhos especificamente para isso (tráfico de drogas)".

Seria hilário se não fosse esta uma situação absurda e ridícula, com os acusados certos da impunidade fornecendo de bandeja todos os meios para serem enquadrados com vontade pelo FBI, porém...


renault1984 — What the heck, I'll laugh anyway

Segundo a força-tarefa, a Phantom Secure não seria a única companhia a fornecer smartphones extra seguros para cartéis de drogas e outros criminosos, e tal situação coloca mais lenha na fogueira da criptografia: o Bureau defende com unhas e dentes que companhias como Apple e Google quebrem a segurança de seus dispositivos e forneçam os meios para que os federais e órgãos de segurança voltem a ter acesso irrestrito aos dados dos usuários, posição defendida pelo Departamento de Defesa dos EUA e pelos governos britânico e australiano.

No Brasil, a situação é semelhante (aqui e aqui) e embora as discussões estejam atualmente paradas, o entendimento geral é de também forçar as companhias e principalmente empresas que mantém apps de mensagens a abrirem a porteira. Claro que os bons exemplos não vêm de cima, mas isso não vem ao caso.

Fonte: Motherboard.

relacionados


Comentários