Meio Bit » Games » Fã está criando um Sonic Maker

Fã está criando um Sonic Maker

Se você sempre sonhou em criar estágios para jogos do Sonic, precisa conhecer um projeto que quer disponibilizar um Sonic Maker.

6 anos atrás

Quando a Nintendo lançou o Super Mario Maker e mostrou ao mundo que qualquer pessoa poderia criar os seus estágios em um dos jogos mais conhecidos da história, confesso ter achado que esse tipo de título se tornaria uma febre. Quase três anos se passaram desde o Wii U receber aquele fantástico jogo e para a minha surpresa, outras empresas infelizmente não quiseram seguir os passos da BigN.

O que serve para amenizar um pouco a vontade daqueles que gostam de brincar de game designer são os fãs, que mesmo sem a autorização dos donos dos direitos autorais tem nos dado alguns “Makers” bem interessantes. Dois exemplos que já apareceram aqui no MeioBit são o do Super Mario 64 e outro do Mega Man, e se você gosta do Sonic, precisa conhecer um novo projeto que acaba de surgir.

Conforme pode ser visto num trailer divulgado pelo criador do Sonic Maker, a ideia é nos entregar uma ferramenta que nos dê total liberdade para montar os estágios. Até aí não parece muito diferente do que temos em outros jogos no estilo, mas qualquer pessoa que já tenha utilizado um programa de ilustração vetorial rapidamente perceberá de onde parece ter vindo a inspiração para a ferramenta. Contudo, tenho uma certa dúvida se algo assim conseguirá ser utilizado pelo grande público, mesmo acreditando que com um pouco de paciência e alguma dedicação, seria possível criar algumas fases muito interessantes para o ouriço azul.

Outro ponto de desconfiança recai sobre o futuro do projeto. Como bem sabemos, na maioria dos casos esse tipo de criação cedo ou tarde é atingida pela ameaça de um processo, o que muitas vezes faz com que esses jogos desapareçam antes mesmo de os seus desenvolvimentos serem terminados. No entanto, a SEGA ultimamente tem mantido uma política de não pegar no pé de jogos criados por fãs, então pode ser que o Sonic Maker não seja afetado.

De qualquer forma, acho que a detentora da marca poderia fazer com essa ideia o mesmo que fez com o Sonic Mania, que foi contratar Christian "Taxman" Whitehead, um sujeito bastante conhecido entre os criadores amadores de jogos do Sonic, e colocá-lo para dirigir um dos mais elogiados títulos da franquia.

https://youtu.be/R4-DrpkSGig

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários