Meio Bit » Arquivo » Mobile » Google Opinion Rewards passará a oferecer mais prêmios, mas coletará mais dados dos usuários

Google Opinion Rewards passará a oferecer mais prêmios, mas coletará mais dados dos usuários

Google anuncia fusão do Opinion Rewards, app que dá créditos ao usuário por enquetes respondidas com o Cross Media Panel, o que se reverterá em mais recompensas; serviço no entanto passará a coletar muito mais dados.

6 anos atrás

google-opinion-rewards

O Google Opinion Rewards é um app disponível para Android e iOS que paga dinheiro aos usuários, na forma de créditos na Play Store ao fornecer enquetes para serem respondidas. Os temas são diversos, baseados em seu histórico de localização e em outras pesquisas que o Google achar pertinente executar, como o faz de tempos em tempos. Periodicamente o app dispara uma notificação e a pesquisa deve ser respondida em até 24 horas.

Os créditos, que variam entre centavos e US$ 1 (R$ 3,55 em valores de hoje, 03/05/2018) são válidos por um ano, e o usuário pode aumentar o número de enquetes liberadas ao circular por lugares conhecidos sempre mantendo as opções de localização ativas. É uma pequena recompensa para quem estiver disposto a deixar a gigante coletar seus dados.

Similar ao Opinion Rewards, mas com um alcance bem maior é a plataforma Cross Media Panel, que coleta mais dados através dos hábitos dos usuários. Ele funciona através de um app para Android, uma extensão do Chrome e até com hardware dedicado, instalado junto ao modem ou ao codificador de TV para monitorar seus hábitos de internet em casa ou que tipos de programas você assiste. O serviço, que não aceita novas inscrições há mais de dois anos oferece vales-compra que podem ser resgatados em lojas parceiras na forma de diversos produtos.

No entanto, o Google pretende transformar os dois serviços num só e isso significa que os usuários do Opinion Rewards, ao menos nos Estados Unidos num primeiro momento poderão ter acesso a mais benesses e não apenas créditos da Play Store.

google-opinion-rewards-cross-media-panel-fusion

O Google começou a enviar e-mails a usuários do Cross Media Panel alertando para a união dos serviços até o fim do mês, inclusive com o detalhe de que o Opinion Rewards passará por mudanças e muito provavelmente também fornecerá prêmios em vale-presentes, não apenas em créditos em sua lojinha. Por outro lado isso significa que a política de coleta de dados será uniformizada, com o app mais popular passando a ter acesso não apenas ao nome, gênero, faixa etária e localização do usuário mas também ao modelo de seu hardware, aos sites que acessa, os apps instalados em seus dispositivos e muito mais informações.

As mudanças deverão entrar em vigor nas próximas semanas, provavelmente aos poucos como é de praxe do Google; de qualquer forma, o Opinion Rewards passará a oferecer mais prêmios mas exigirá muito mais do usuário em troca.

Fonte: 9to5Google.

relacionados


Comentários