Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Astronauta esquece cartão de memória da câmera durante caminhada espacial

Astronauta esquece cartão de memória da câmera durante caminhada espacial

E na semana passada um astronauta da NASA saiu para uma caminhada espacial na Estação Internacional e esqueceu o cartão SD da câmera GoPro. Veja o vídeo.

6 anos atrás

Foto Divulgação: NASA

Você tem pesadelos em sua profissão? E não estou falando de figura de linguagem, pesadelos de verdade? Eu tenho um que me aflige de tempos em tempos. Sempre estou em cima da hora para fotografar um evento importante e percebo que nenhuma das baterias foi carregada, o flash não funciona e os cartões de memória estão desaparecidos. Uma aflição que dura até eu acordar e ficar aliviado ao ver que era tudo um sonho muito ruim. É esse tipo de pensamento catastrófico que nos faz conferir a bolsa de equipamentos várias vezes antes de sair e carregar baterias e testar cartões de memória um dia antes. E mesmo assim fica aquela impressão de que pode faltar algo.

A preparação e o planejamento é a receita certa para tudo dar certo. Mas, não foi o que aconteceu com esse astronauta (nome não divulgado, mas alguns dizem que pode ser  Andrew Feustel) da NASA em missão na Estação Espacial Internacional. Quarta feira passada em uma transmissão ao vivo pelo Twitch o astronauta, que estava em missão fora da estação, fez uma pequena pergunta para os técnicos da NASA que estavam em solo: "Ei, Houston, tenho que fazer uma pergunta sobre a GoPro rapidinho".

É nesse momento que ele explica que está vendo um alerta piscando no visor da GoPro que estava em suas mãos. O alerta dizia "No SD". Logo depois o astronauta pergunta: "Eu preciso disso para gravar? E se está gravando, deveria haver uma luz vermelha acesa?"

Podemos notar no vídeo abaixo um silêncio constrangedor logo após as perguntas do astronauta. Fico pensando as milhares de respostas carinhosas e elucidativas que passaram pela mente do controle da missão em Houston. Ou foi apenas o tempo da informação ser digerida. Mas, voltando ao trabalho normal ele foi avisado que a câmera deveria estar sem cartão de memória e que sem isso ela não funcionaria. Infelizmente essa foi uma caminhada espacial que não teve um registro mais apurado.

O pessoal do Dpreview ainda fez uma graça dizendo que não existem informações sobre o paradeiro do cartão SD, mas que provavelmente ele está flutuando dentro de alguma bolsa na estação espacial.

relacionados


Comentários