Meio Bit » Ciência » 18 anos de imagens diárias e dados de satélites da NASA disponíveis no Worldview

18 anos de imagens diárias e dados de satélites da NASA disponíveis no Worldview

A NASA disponibilizou 18 anos de imagens diárias e dados capturados pelos satélites Terra e Aqua no Worldview, que podem ser acessados por qualquer pessoa.

6 anos atrás

Imagem do app Worldview mostra a terra vista de um satélite da NASA.

A NASA liberou para o uso público 18 anos de imagens dos satélites Terra e Aqua, lançados em 1999 e 2002. O material está disponível para consulta e visualização de qualquer pessoa usando o GIBS (Global Imagery Browse Services) através do Worldview, o site do programa EOSDIS (Earth Observing System Data and Information System).

As imagens podem ser vistas com até 600 camadas de informações sobre temperatura, incêndios, tempestades, erupções de vulcões, formações de nuvens e etc. Usando o Worldview, dá para pesquisar por tipo de incidente e até mesmo criar seus próprios GIFs animados, é só escolher as datas de início e fim e o número de dias (ou melhor, frames) por segundo.

No app, também é possível ver as imagens de outros instrumentos, como por exemplo o VIIRS (Visible Infrared Imaging Radiometer Suite), que está a bordo do satélite Suomi-NPP lançado em parceria entre a NASA e o NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), mas só a partir de 2015, quando ele começou seus trabalhos.

Desde 2012, as imagens diárias MODIS do mundo estão disponíveis no Worldview, mas ainda faltavam as imagens e dados desde 2000 (quando o satélite Terra entrou em operação) até lá. Todos os 18 anos de material MODIS já estão disponíveis para pesquisa e uso livre no Worldview, uma missão que só foi cumprida graças as equipes do GIBS e do Worldview, e também do MODAPS (MODIS Adaptive Processing System), responsável por disponibilizar todos as imagens e dados do MODIS no GIBS.

Kurt Hoffman, analista-chefe de operações MODIS no MODAPS, conta que o volume de dados MODIS do Terra e do Aqua usado para produzir o conteúdo GIBS foi superior a 3850 TB só para a superfície do nosso planeta, com mais 424 TB para a produção das camadas atmosféricos. Depois do processamento, o MODAPS mandou 565 TB de imagens do solo e oceanos e 14,41 TB de imagens atmosféricas para o GIBS. O processo de inclusão dos dados MODIS no Worldview foi bem trabalhoso, mas o resultado final é um legado para todos nós, que podemos acessar em minutos imagens e dados que mostram as mudanças do planeta nos últimos 18 anos.

O projeto é motivo de orgulho para Ryan Boller, chefe de visualização de Dados do EOSDIS e do projeto Worldview: "esse é o resultado do trabalho mais de meia década de centenas de pessoas, cientistas e ajudantes", conta. "Ter todas as imagens MODIS disponível no GIBS era um dos nossos objetivos de longo prazo." Meus parabéns as equipes do MODAPS, do GIBS e do Worldview pela façanha alcançada, e muito obrigado por todos os peixes!

Clique aqui para usar o Worldview.

Saiba mais sobre o projeto na NASA.

Leia também aqui no MB:
As fotos do Telescópio Hubble são feitas em preto e branco. Você sabia?
NASA libera arquivo de fotos do Projeto Apollo

Clique abaixo para ver o vídeo de apresentação.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários