Meio Bit » Arquivo » Ciência » CIMON, o simpático robô da IBM, Airbus e DLR que vai flutuar na ISS

CIMON, o simpático robô da IBM, Airbus e DLR que vai flutuar na ISS

Os astronautas da ISS terão em breve uma nova companhia, o CIMON, um simpático robô flutuante criado para ajudar nas tarefas dentro da estação espacial.

6 anos atrás

Robô CIMON vai ajudar o astronauta alemão em sua missão na ISS

No lançamento do Falcon 9 da SpaceX ontem, havia um payload bem interessante, o CIMON (Crew Interactive Mobile Companion, ou companheiro de tripulação interativo móvel), um simpático robô flutuante criado em parceria pela IBM que fez seu processador, a Airbus, responsável pelo corpo, sob encomenda do centro aeroespacial da Alemanha, o DLR (Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt).

O CIMON é um sistema autônomo de voo equipado com inteligência artificial criado para ajudar os astronautas em tarefas do dia a dia obedecendo a comandos de voz, como mostrar as instruções de um reparo na tela, ou qualquer informação que seja útil em determinado momento, sempre deixando as mãos dos astronautas livres para fazer o serviço em si.

Robô CIMON vai ajudar o astronauta alemão em sua missão na ISS

Ele está lá como uma forma de demonstrar a tecnologia, e quem sabe, se tornar parte permanente da tripulação, mas pelo menos nessa primeira missão, só vai ajudar ao astronauta alemão Alexander Gerst, que vai fazer experimentos da sua missão Horizons usando o robô como câmera flutuante. O CIMON foi inclusive treinado com a voz de Gerst, para atender aos seus comandos sem pestanejar. 

Robô CIMON com AI

Nas palavras do Dr. Christian Karrasch, diretor do projeto CIMON no DLR:

"Essa é primeira inteligência artificial no espaço, e isso é uma peça da história das viagens espaciais humanas. Se você for para a Lua e para Marte, você não vai poder levar toda a humanidade e seus engenheiros com você, mas com o CIMON, você tem todo o conhecimento da humanidade."

Data de Star Trek, A Nova Geração

Primeira AI no espaço? O Tenente-Comandante Data e o Dr. Noonien Soong ficariam orgulhosos, assim como o mestre Arthur C. Clarke.

E por falar em Clarke e em inteligência artificial em gravidade zero, é impossível não pensar no inesquecível vilão HAL 9000 do clássico 2001, Uma Odisseia no Espaço, dele e do também genial Stanley Kubrick.

Tudo bem que um robô equipado com AI para ajudar os astronautas é uma ótima ideia, mas recomendo que mesmo assim eles não saiam para fazer reparos do lado de fora todos de uma vez, vai que o CIMON resolve se copiar o HAL e trancar os astronautas do lado de fora da ISS?

Robô GERTY do filme Lunar de 2009

Sim, o CIMON lembra um balão inflável com um desenho na frente e tem um aspecto bem amigável, mas se ele começar a falar com a voz do Kevin Spacey, como o robô Gerty do filme Lunar (Moon) de Duncan Jones, também recomendo cautela aos astronautas. 😉

Agora falando sério, o lançamento foi um sucesso, e o robô esférico flutuante e sorridente já está a caminho da Estação Espacial Internacional. Outro detalhe interessante é que a AI do CIMON também pode ser atualizada remotamente para que o robô ganhe novas funções e utilidades para ajudar os astronautas.

Ah, outro item do payload que os astronautas vão adorar são os 60 pacotes do café Death Wish enviados por um ex-astronauta para Serena Auñón-Chancellor, que merece o carinho, pois além de astronauta é médica e engenheira.

Saiba mais sobre o projeto CIMON na NASA.

Leia mais no site do DLR e na Airbus.

Clique abaixo para ver todo o payload e experimentos da missão 15 de reabastecimento da Space X.

relacionados


Comentários