Meio Bit » Arquivo » Internet » Skoob: rede social brasileira de livros

Skoob: rede social brasileira de livros

14 anos atrás

Se existe rede social de séries, músicas e uma infinidade de outros assuntos, por que não uma de livros? Não sou o primeiro a fazer esse questionamento. Muitos outros já o fizeram antes de mim, e mais que isso, transformaram essa questão em resultados, em redes sociais de livros.

Lá fora existem várias, há um bom tempo. De goodreads a Shelfari, só para citar duas das maiores, são redes bem estruturadas e com público “pensante”, afinal, partimos do pressuposto de que quem lê tem mais a dizer do que o pessoal que só vive no binômio Faustão-BBB.

Já tentei a sorte no goodreads, mas deparei-me com um empecilho inerente àquela e outras redes sociais estrangeiras: as edições dos livros. Quase toda minha coleção literária é formada por edições brasileiras, ainda que de autores estrangeiros. Algumas delas estão cadastradas lá, mas a maioria não traz as tupiniquins.

Felizmente, existem redes sociais de livros feitas no Brasil, para brasileiros. E dentre essas (sim, são várias), a que eu mais simpatizei e passei a utilizar é o Skoob.

Skoob - O que você anda lendo - Google Chrome

O visual da rede é minimalista, e isso acaba colaborando para com a organização. Existem vários “cadastros” de livros, desde o tradicional lido, até o temido abandonou. É possível ter amigos e seguidores, deixar comentários dos livros que leu, atribuir notas a todos eles, e até trocar exemplares com outros usuários do site.

Essas são apenas algumas características do Skoob que seus usuários apreciam e que, na prática, funcionam como diferenciais em relação a outras redes similares. Viviane Lordello, uma das responsáveis pelo Skoob, em entrevista ao Meio Bit também comentou o lado social da rede, que aproxima leitores, ou “skoobers”, como ela os chama, com gostos em comum, e leva essas amizades virtuais ao plano real, através de encontros regionais organizados pelos próprios usuários.

O Skoob tem pouco mais de um ano, foi lançado no dia 1º de janeiro de 2009, e desde então, já conseguiu 140 mil usuários, número respeitável dada a pouca publicidade e idade do serviço. De fato, o “jeitão família”, aliado à boa organização das páginas e bibliotecas, colaboram para que o boca-a-boca, uma das formas mais fortes de publicidade, surta efeito. Eu mesmo já levei amigos e namorada para lá 🙂 .

Skoob - O que você anda lendo - Google Chrome (2)

A comunidade se faz presente através dos comentários, resenhas e feedback para os desenvolvedores. Esse último fator é bem visível no que toca a livros duplicados, um grave problema em redes do gênero. Os próprios usuários indicam livros duplicados no sistema, em geral criados por usuários novatos. Isso é essencial para não fragmentar a comunidade acerca de determinado título e, mais uma vez, resultar em melhor organização.

Viviane comentou que uma nova versão do Skoob está em produção, e que, atualmente, o site se mantém com banners publicitários que geram comissões. Os planos para 2010 incluem, em especial, parcerias com editoras e livrarias virtuais, o que pode ser benéfico para todos. A longo prazo, ela comenta que planeja expandir o Skoob para o mercado internacional, um grande desafio se pensarmos nos potenciais concorrentes já estabelecidos no idioma inglês.

Para quem gosta de leitura E organização, o Skoob é um deleite. Organiza de maneira exemplar a coleção de livros lidos, possui ferramentas poderosas para tornar o solitário ato de ler algo mais dinâmico e social, e ajuda a encontrar boas sugestões de leitura de gente próxima e/ou com gosto similar ao seu. Se o orkut/Facebook primam e fazem sucesso pelo fútil (em regra), o Skoob lhe dá um bom motivo para entrar em mais uma rede social. Como disse a Viviane, a missão do Skoob é “socializar e incentivar o hábito da leitura”. Qualquer iniciativa do tipo num país onde o cidadão médio não lê mais que um livro por ano é mais que bem-vinda.

relacionados


Comentários