Meio Bit » Arquivo » Indústria » Superjabá: Projeto Natal em Smallville

Superjabá: Projeto Natal em Smallville

14 anos atrás

A Microsoft tem dois grupos de marketing: Um faz as cacas fenomenais como os comerciais de Family Guy, tão ruins que não foram ao ar, outro faz comerciais como a série I´m a PC, que irritou até a Apple. O segundo grupo está cuidando da área de product placement (em português, merchandising*) e está fazendo um trabalho excelente.

* sim, eu sei que só a Globo chama de merchandising, mas quem pia mais alto manda.

Em SmallVille a Chloe Sullivan cumpre o papel que Barbara Gordon assumiu nos quadrinhos, é uma espécie de nerd oficial, especialista em computadores, Googladora e Agente Scully para Clarke. No episódio que foi ao ar ontem ela leva para casa o convidado da semana, e durante uma cena ele está entusiasmado jogando um videogame, enquanto conversam. Vejam a tela:

 vlcsnap-2010-02-13-05h32m06s77

Exatamente, é o Projeto Natal, que promete revolucionar a forma com que interagimos com videogames e computadores em geral.

 

 vlcsnap-2010-02-13-05h31m44s84

Interessante é que o merchã foi tão bem inserido que não é citado em momento nenhum o nome do projeto, nem é dada qualquer explicação. O cara está jogando, acha super-legal, e só. Apenas uma vez o termo “Xbox” é usado, e o console em si só é enquadrado de forma displicente, como na imagem acima.

Agora, a informação suculenta: (não, não é a Chloe. Quer dizer, até é, mas não é o caso):

 

vlcsnap-2010-02-13-05h34m01s213

Durante a cena os dois personagens aparecem jogando ao mesmo tempo. O que indica que o Projeto Natal está sendo projetado para ter capacidades multiplayer.  

Esse tipo de inserção é feita para gerar buzz. Daqui a algumas horas uma penca de gente estará comentando nos fóruns de Smallville sobre o tal videogame. É uma estratégia ousada, lembra muito a Apple e sua tática de gerenciar boatos. A Microsoft está fazendo propaganda de um produto que só chegará às lojas em Dezembro. Segurar o hype até lá, sem se tornar irritante OU notícia velha não é para qualquer um.

Conseguirão? Acho que sim, desde que desenterraram aquela cabeça de burro em Redmond as coisas vem melhorando.

Já quanto a Chloe, se tudo que o Windows Phone 7 está prometendo acontecer mesmo, espero que sobre uma verba pro pessoal do merchandising, para atualizar o telefone dela.

 

vlcsnap-2010-02-13-05h53m03s42

relacionados


Comentários