Meio Bit » Indústria » Huawei kiba Samsung e usa foto de DSLR como se fosse de celular

Huawei kiba Samsung e usa foto de DSLR como se fosse de celular

Depois da Samsung foi a vez da Huawei pagar mico usando fotos de máquinas profissionais como se fossem feitas por seus celulares. Pelo visto as agências não aprenderam ainda que não tem mais isso de pato bobo nas Interwebs.

5 anos e meio atrás

Eu vou contar um segredo: Propaganda é uma coisa complicada. Sabe aquele comercial de carro com lindas cenas aéreas e o veículo brilhando sem uma partícula de poeira? 80% das vezes é computação gráfica. O sorvete é de plástico e o sabonete lindo e sem imperfeições é de resina. E gigante. É comum aliás usar objetos grandes para cenas detalhadas. Veja o Anel Um usado para closes no Senhor dos Anéis:

A grande questão é que a boa propaganda ela exagera, ela trabalha com situações ideais mas ela não mente. Claro que o Hambúrguer do comercial não é igual ao que você compra na loja, é impossível alguém fazer em 30s aquelas obras de arte da propaganda, e ninguém vai oferecer flores a uma desconhecida só por causa do desodorante, mas quando passa uma dona cheirosa, a gente percebe. Esse é o ponto.

O que a propaganda não pode fazer é mentir, e isso está acontecendo direto. Pior, com gente que não precisa. Semana passada foi a Samsung, pega com as calças arriadas ao usar uma foto com máquina profissional na campanha de divulgação do A8, dando a entender que a imagem foi feita com a câmera do celular.

A argumentação de que é normal usar fotos profissionais em imagens promocionais não colou, uma coisa é você botar a Marina Ruy Barbosa na caixa do produto a outra é dizer que você VAI ficar a cara dela depois de usar. A imagem é clara:

Pior, foi uma foto comprada em banco de imagem, escolheram as keywords hipster lenhador metrossexual selfie e pegaram a primeira que aparecia.

Aí entra a Huawei, que não pode ver alguém passando vergonha sozinho que querem logo participar. Histórico eles têm, em 2016 divulgaram fotos que teriam sido feitas com o celular P9, mas uma simples olhada no EXIF revelou que foram feitas com uma Canon EOS 5D MK3 de US$4500.

A vergonhada do dia foi neste comercial do Huawei Nova 3, um celular bem decente, como tudo midrange pra cima que é lançado hoje em dia. No filme um casal está curtindo a vida descolada e festeira que você só consegue se tomar Actívia, usar OB e tiver um celular descolado.

No filme feito para o mercado egípcio o  homem, representando o segmento de  hipster lenhador metrossexual que parece ser o único que compra celular no planeta faz um selfie.

E sim ele aparece segurando o aparelho antes de mostrarem a foto acima:

Tudo daria certo se não fossem essas crianças enxeridas, o cachorro idiota e a Sarah Elshamy, a atriz do filme postou em seu instagram vários vídeos e fotos do making of do comercial, incluindo este:

Exato. É uma DSLR sendo usada pra fazer a foto do selfie, que pra todos os efeitos seria feita com o P9, que sequer existe na foto. Veja o detalhe da mão do sujeito... ENHANCE!

ENHANCE!

Isso mesmo. O hipster lenhador metrossexual nem a decência de segurar um celular de verdade tem.

O P9 vem com quatro câmeras, as frontais são de 24MP e 2MP respectivamente, na traseira 24MP e 16MP, o modelo de câmera dupla é usado pra capturar detalhes específicos da cena, e inteligência artificial identifica mais de 300 cenários diferentes, regulando a foto para obter a melhor imagem, que ainda passa por diversos algoritmos de aprimoramento e... sério, eu acredito, mas fico sem moral de recomendar.

Se a empresa não confia no próprio produto a ponto de MENTIR, como quem divulga vai vender o peixe na base do ouvi falar? Como o consumidor vai acreditar, vendo que mesmo com todos os incríveis recursos de ficção científica no hora no vamos-ver a empresa prefere fazer a foto com uma câmera de verdade?

Pior, esse tipo de coisa não vem da empresa, vem de agências de propaganda descoladas que se acham muito mais espertas do que o consumidor, e que não se dão ao trabalho de conhecer o produto que anunciam. Duvido que não sejam excelentes.A Samsung só vem melhorando, até o humilde A9 que comprei com meu dinheiro (eles não me amam, só gostam do Nick Ellis) tira fotos pra lá de decentes. Eu DUVIDO que um bom fotógrafo não consiga uma ótima foto com um A9, ou com um P9 da Huawei.

No final das contas tudo se resume a desrespeito ao consumidor e preguiça de fazer um trabalho decente, na base do "huehue somos muito espertos ninguém vai notar".

Não são, queridos. Nós consumidores aprendemos muito desde os Anos 50, cada vez que vocês tentarem nos enganar, nós perceberemos e botaremos a boca no trombone. Principalmente quando for algo que seja injusto com a tecnologia que respeitamos e amamos.

Fonte: AndroidPolice

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários