Meio Bit » Internet » União Europeia aprova polêmico Projeto de Lei de reforma dos direitos autorais na internet

União Europeia aprova polêmico Projeto de Lei de reforma dos direitos autorais na internet

Parlamento Europeu aprova reforma de direitos autorais na internet considerada uma séria ameaça à liberdade de expressão; projeto precisa passar por mais um pleito para virar lei.

5 anos e meio atrás

E não teve conversa: nesta quarta-feira (12) o Parlamento Europeu aprovou, por 438 votos a favor e 226 contra a controversa proposta de reforma dos direitos autorais na internet, que vem sendo considerada uma ameaça à liberdade de expressão e pode mudar profundamente a rede como ela é hoje.

O projeto de lei chegou a ser barrado em julho numa primeira votação bastante apertada, mas agora recebeu luz verde após passar por uma revisão; segundo a representante do Partido Pirata Julia Reda, as mudanças foram "apenas cosméticas" e os principais e mais polêmicos pontos do texto original permaneceram inalterados.

A votação realizada nesta semana foi a primeira de duas etapas; para ser aprovada como uma lei vigente em toda a União Europeia a proposta será submetida a um novo pleito provavelmente em janeiro de 2019, no entanto tudo leva a crer que ela será efetivamente aprovada e posta em prática. O problema é que assim como aconteceu com o GDPR, a aplicação da norma localmente é inviável para boa parte das empresas de tecnologia, e dessa forma as novas regras acabariam tendo alcance global.

Do que se trata

O Projeto de Lei (cuidado, PDF) estabelece várias novas medidas voltadas a proteger os interesses dos detentores de marcas e copyrights, mas são dois os pontos considerados os mais danosos à internet: o mais polêmico deles é o Artigo 13 (PDF), que obriga toda e qualquer plataforma online que atue no bloco econômico, pequena ou grande a filtrar automaticamente todo e qualquer tipo de conteúdo compartilhado pelos usuários, de modo a identificar e barrar os que sejam protegidos por direitos autorais.

Os pró-filtro acreditam que a medida é acertada, e que o Artigo 13 tornará o mercado mais justo para pequenas empresas, imprensa, produtores de conteúdo e etc., mas a preocupação de todas as esferas fora da política é geral; a população como um todo é contrária à implementação da reforma, por uma série de motivos: limitação de criatividade, restrição de ideias, a "morte dos memes" e por aí vai.

Já o Artigo 11 (PDF) estipula a cobrança de uma taxa por indexação ou compartilhamento de links, cujas fontes jornalísticas sejam do bloco europeu. De acordo com o documento, apenas "palavras individuais inclusas em hyperlinks" serão liberadas para uso gratuito, e tudo o mais será cobrado à parte. Embora isso possa afetar sites que redirecionem conteúdo de portais europeus (a proposta é tão vaga que pode ser distorcida até para proteger a notícia em si), os alvos são os motores de busca e agregadores de companhias como Microsoft, Apple, Facebook e Google, especialmente a última que há muito tempo é mal vista no bloco.

Vale lembrar que medidas similares foram adotadas na Alemanha e Espanha, e em ambos os casos o Google desindexou todos os links de notícias e fechou o acesso ao Google News; enquanto os portais alemães voltaram atrás e negociaram, os espanhóis não cederam e continuam até hoje no escuro. E conhecendo a companhia, é certo que ela vai fechar a torneira em todo o Velho Mundo tão logo o Artigo 11 entre em vigor.

No mais, todas as partes envolvidas deverão utilizar os próximos meses para terminar de polir a proposta, antes de apresentar o texto final que deverá ser submetido à votação.

Com informações: Ars Technica, VentureBeat, Julia Reda's Blog.

relacionados


Comentários