Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » 4 ferramentas para escrever sem distrações

4 ferramentas para escrever sem distrações

14 anos atrás

Escrever é um ato que requer concentração. Com tempo e prática, passamos a “suportar” alguns ruídos externos, sejam barulhos de fora, ou mesmo a poluição visual dos nossos monitores – porque, por mais bonito que seja aquele wallpaper baixado no InterfaceLIFT, ele distrai.

Entretanto, existem situações ou textos que exigem concentração máxima, sem falar em pessoas que não conseguem produzir de outra forma. Essa é uma preocupação constante, de vários desenvolvedores, e isso se reflete no grande número de editores minimalistas disponível por aí.

Separei quatro para mostrar neste post: um para Windows, outro para Mac OS X, um terceiro para WordPress e uma alternativa online. Acredite: existem muitos outros, alguns até simples alterações em programas “normais”; se nenhum dos mostrados aqui agradá-lo, basta um pouco de pesquisa para encontrar o que deseja.

Q10 (Windows, grátis)

Uma tela preta, com caracteres laranja. O Q10 é basicamente isso. Acaba com distrações, pois roda em tela cheia, e traz algumas informações relevantes na parte inferior. A configuração default é facilmente mutável, basta teclar F1, e uma lista de teclas de atalho aparece, inclusive a das opções.

O Q10 é um aplicativo simples, porém muito competente no que se propõe. Não consome memória, e nem precisa ser instalado para funcionar.

q10

» Download do Q10.

Ommwriter (Mac OS X, grátis)

Desenvolvido pelo estúdio Herraiz Soto & Co, fez bastante barulho ano passado, quando foi lançado. Diferentemente do Q10, o Ommwriter possui uma interface um tiquinho mais elaborada, com uma paisagem de neve ao fundo, e algumas opções ao alcance do mouse. Também rola uma musiquinha (opcional) de fundo.

» Download do Ommwriter.

Zen (WordPress, grátis)

O WordPress é um dos sistemas de blog mais utilizados do mundo. Por padrão, o sistema já traz um botão, na barra de ferramentas do editor visual, que expande o editor para a janela inteira do navegador (também acessível pelo atalho Control + Shift + G).

Porém, o plugin Zen vai além. A abordagem é mais drástica que o modo tela cheia padrão. O plugin permite até que o editor normal do WordPress seja totalmente substituído! Seu comportamento normal, porém, é ser acessível através de um link no início da barra lateral da área de postagem. Ele possui temas, que podem ser configurados nas opções do usuário.

Add New Post ‹ WinAjuda — WordPress - Google Chrome

» Download do Zen.

Writer (Web, grátis)

Esse é o mais democrático de todos, pois só pede um navegador para funcionar. O Writer (não confundir com aquele outro Writer) vem nas clássicas cores fundo-preto fontes-verde-AHMEUSOLHOS, essa última modificável nas configurações. É possível salvar documentos, criar uma conta para recuperá-los depois, e ainda exportá-los para TXT ou PDF. Traz contador de palavras, gerenciador de arquivos e tem um efeito super bacana que “esmaece” as opções na parte inferior da página, deixando apenas o texto, que é o que realmente importa, em destaque.

Writer the internet typewriter - Google Chrome

» Acesse o Writer.

Conhece algum que prefere? Conte-nos qual e por qual motivo ele é seu favorito, aí nos comentários.

relacionados


Comentários