Meio Bit » Internet » Firefox Reality — Mozilla quer dominar a navegação em VR

Firefox Reality — Mozilla quer dominar a navegação em VR

A Mozilla lançou um navegador criado do zero para headsets VR, de realidade aumentada e mista, o Firefox Reality, que conta com busca por comandos de voz.

5 anos e meio atrás

O Firefox Reality é o novo navegador da Mozilla, criado com a missão de oferecer uma solução para navegação em realidade virtual, realidade aumentada ou realidade mista, e que foi criado inteiramente do zero. No novo browser, além de fazer buscas usando o teclado virtual, também é possível encontrar o que você procurando através de comandos de voz, algo que pode facilitar bastante a vida do usuário de VR, AR ou MR.

Firefox Reality, disponível nas lojas Viveport, Oculus e Google Play (para aparelhos Daydream).

Entre as funções do novo navegador VR estão o modo filme, que escurece tudo que não for a sua tela, em uma janela que pode ser redimensionada dentro do ambiente virtual. O browser VR da Mozilla está disponível nas lojas da Oculus, Viveport e Daydream. Apesar da sua presença na loja da Oculus, o Firefox Reality ainda não funciona com dispositivos Gear VR, feitos em parceria pela empresa com a Samsung.

A Mozilla sabe bem onde está pisando em se tratando de VR, AR e MR, pois foi ela que criou o padrão WebVR anos atrás. O WebVR é o padrão pelo qual podemos acessar sites de realidade virtual no navegador, isso quando praticamente não existiam headsets VR mercado, e também o e WebAR no ano passado, o padrão de realidade mista no browser. No começo deste ano, a empresa lançou seu player de realidade aumentada para iOS.

Infelizmente ainda não pude testar o navegador pois no momento estou sem um headset VR compatível, mas pelos comentários dos pouquíssimos usuários que testaram o navegador e escreveram reviews até agora, as reações foram bem diferentes. Na loja da Oculus, o veredicto sobre o novo navegador VR da Mozilla é que ele ainda tem muito a evoluir, mas no Google Play, as resenhas foram mais amigáveis. De qualquer forma, é preciso lembrar que esta é a primeira versão do browser, e ele certamente ainda será atualizado e melhorado muitas vezes pela Mozilla.

Consumir conteúdo 2D em um headset de realidade virtual não é a coisa mais confortável do mundo, nem faz muito sentido, mas de qualquer maneira, é bom ver que a Mozilla está investindo neste caminho, que ainda pode ter boas surpresas pela frente, especialmente em se tratando de realidade mista, que hoje em dia já está sendo usada para ajudar cirurgiões em seus procedimentos. 

Para fazer o download na loja da Oculus, é só clicar aqui. Para baixar o browser no Google Play para usar em aparelhos compatíveis com o Daydream, clique aqui. Na loja Viveport, é só fazer uma busca por Firefox Reality. Se você testar o navegador, não deixe de contar mais pra nós sobre a sua
experiência nos comentários.

Em seu blog sobre realidade mista, a Mozilla também conta mais detalhes sobre o desenvolvimento do seu primeiro browser VR/MR. Clique aqui para conhecer outros projetos da Mozilla para realidade mista.

Saiba mais sobre o Firefox Reality no site da Mozilla.

Leia também aqui no MB:
Google Earth ganha versão para realidade virtual
O incrível arcade do Mario Kart em realidade virtual
Entre na 1ª classe e na executiva de um A380 da Emirates… em VR

Clique abaixo para ver o vídeo de apresentação do novo Firefox para realidade virtual e realidade mista. https://www.youtube.com/watch?v=06jyMtB3qIE

relacionados


Comentários