Meio Bit » Indústria » Os simpáticos e atenciosos robôs concierge da Alibaba A.I. Labs

Os simpáticos e atenciosos robôs concierge da Alibaba A.I. Labs

O sistema de robôs concierge da Alibaba A.I. Labs foi criado para agilizar o tempo entre o pedido de um hóspede em seu quarto de hotel, fazendo o processo todo de forma automática.

5 anos e meio atrás

Estes simpatissíssimos robôs concierge da Alibaba foram criados especialmente para trabalharem no ramo hoteleiro, e entrarão em ação a partir do mês que vem na China. Segundo a Alibaba, o os robôs serão usados para atender os hóspedes dos hotéis diretamente, entregando desde o almoço pedido pelo room service até a roupa da lavanderia.

Robô concierge da Alibaba A.I. Labs
Os clientes do hotel podem interagir com os robôs usando comandos de voz, mas também por toque em um tablet, ou fazendo gestos com as mãos. Os comandos são atendidos pelo AliGenie, que também é a alma por trás das caixas de som inteligentes Tmall Genie, o Amazon Echo da Alibaba, um produto de grande sucesso na China, onde lidera sua categoria com 5 milhões de vendas desde o lançamento em 2017, o que também significa que ela é a terceira caixa inteligente mais vendida do mundo.

Robô concierge da Alibaba A.I. Labs

O sistema foi apresentado esta semana no evento The Computing Conference 2018 da Alibaba Cloud, que está acontecendo na sede da Alibaba em Hangzhou, China. O software por trás dos robôs fica por conta da Alibaba A.I. Labs, responsável como o próprio nome diz pelas pesquisas de inteligência artificial do grupo Alibaba. O interessante é que não se trata de apenas um robô, e sim de uma colaboração entre eles.

Robô repositor de estoque da Alibaba A.I. Labs

O sistema da Alibaba A.I. Labs usa braços de robôs industriais para colocar bebidas nos robôs, que os levam em compartimentos refrigerados para os clientes. Outro robô está lá apenas para preencher os estoques, para que eles nunca fiquem sem os refrigerantes e outras bebidas para servirem aos hóspedes dos quartos ou clientes no restaurante do hotel. Em um vídeo de demonstração disponível no site da empresa, dá para ver como os robôs trabalham juntos para agilizar ao máximo o atendimento. 

O gerente geral da Alibaba A.I. Labs, Lijuan Chen, o robô da empresa é “o próximo passo da evolução para hotéis inteligentes.” Ele diz que “o robô vai ser o assistente definitivo para hóspedes do hotel que querem tudo rapidamente e convenientemente ao alcance dos dedos.”

Com cerca de um metro de altura, os robôs de entrega tem um case de alumínio e contam com um sistema de navegação para não se perderem pelos corredores do hotel, além de serem capazes de desviar de obstáculos, controlar os elevadores e identificar os hóspedes através de reconhecimento facial.

O robô mais adorável de todos, Rosie dos Jetsons

Para quem é pão duro e não gosta de dar gorjeta, ter um robô desses trabalhando como entregador no hotel pode ser uma boa. Agora sem brincadeira, ainda estamos bem longe da Rosie dos Jetsons, mas quem não ficou com pelo menos um pouquinho de vontade de ter um robô destes para ajudar em casa, simplesmente não tem nenhuma imaginação.

Leia o release no Business Wire, que conta que o uso de robôs para serviços profissionais está crescendo cada vez mais no mundo, com previsão de crescimento de 20 a 25% até 2020, com previsão de vendas totais acumuladas de US$ 27 bilhões no ramo até o mesmo ano, segundo a IFR (International Federation of Robotics).

Saiba mais sobre estes robôs concierge e outros anúncios da Alibaba na The Computer Conference 2018 no site da Alibaba A.I. Labs.

Leia também esse meu post sobre os empregos que a Alibaba não vai mais criar nos Estados Unidos.

relacionados


Comentários