Meio Bit » Demais assuntos » Sony enfim permitirá cross-play no Fortnite

Sony enfim permitirá cross-play no Fortnite

Comemorem gamers! Depois de muito resistir a Sony finalmente anunciou a abertura do PlayStation 4 para partidas com outros consoles e o primeiro jogo a receber o recurso não poderia ser outro: Fortnite.

5 anos e meio atrás

Depois de receber muitas cobranças tanto por parte dos jogadores quanto por parte de diversas desenvolvedoras (aqui, aqui, aqui e aqui) e bater o pé afirmando — até de forma mal educada — que eles não permitiram partidas multiplayer com outros consoles, a Sony finalmente decidiu ceder.

Através de um texto publicado no blog oficial do PlayStation, John Kodera revelou que a partir de hoje (26), o atual console da empresa japonesa dará início a um período de testes onde poderemos jogar o extremamente popular Fortnite com pessoas que estejam no Nintendo Switch, Xbox One, dispositivos Android e iOS, além de computadores com Windows e Mac OS.

Por 24 anos fizemos de tudo para entregar a melhor experiência de jogo para os nossos fãs ao providenciar uma perspectiva única de PlayStation,” afirma o post oficial. “Hoje, as comunidades ao redor dos jogos evoluíram ao ponto onde experiências multiplataformas têm significativo valor para os jogadores. Em reconhecimento a isso, concluímos uma rigorosa análise das mecânicas de negócios necessárias para garantir que a experiência PlayStation para nossos usuários continue intacta hoje e no futuro, conforme buscamos a abertura da plataforma.

 

Isso representa uma mudança de política interna gigante para a SIE, e estamos agora no processo de planejamento na organização para dar o suporte a esta mudança. Atualizaremos a comunidade quando tivermos mais detalhes para compartilhar, incluindo a duração do beta, e o que isso significa para outros títulos daqui para frente.

Ou seja, um monte de blábláblá institucional para dizer que no fundo eles não aguentaram a pressão, vendo-se obrigados a derrubar um muro que muitos acreditam que poderá fazer as vendas do PlayStation 4 sofrer um grande baque. Particularmente não acredito muito nisso, mas agora que o cross-play se tornará uma realidade, o tempo dirá quem estava certo em relação a esse temor.

Quanto ao futuro, resta saber quais jogos também poderão se valer do recurso, mas pelo o que tenho visto ultimamente por parte das desenvolvedoras e editoras, é muito provável que neste exato momento vários outros títulos já estejam sendo criados ou adaptados para permitir que donos de outros videogames possam jogar com quem estiver no PS4.

A Microsoft por sua vez já demonstrou o seu apreço pela iniciativa da sua concorrente, usando o Twitter oficial do Xbox para comemorar a novidade e aposto como nas próximas horas várias outras empresas deverão elogiar o fato da Sony ter recuado.

A única coisa triste nisso tudo é pensar que mesmo este sendo um momento ímpar na história dos games, algo que sempre desejei que se tornasse realidade, não tenho dúvidas de que algumas pessoas o usarão para dar início a uma guerra. Sabe aquela história de que o meu é melhor do que o seu? Infelizmente já estou me preparando para ver algum tão bom quanto o cross-play ser usado como desculpa para essa estúpida discussão.

relacionados


Comentários