Meio Bit » Demais assuntos » Atenção! Mensagem maliciosa estaria danificando PlayStations 4

Atenção! Mensagem maliciosa estaria danificando PlayStations 4

De acordo com diversos relatos de donos de PlayStations 4, existe uma mensagem que tem circulado pela PSN que ao ser aberta no console tem feito com que ele pare de funcionar. Saiba como evitá-la.

5 anos atrás

Se você possui um PlayStation 4 e costuma receber mensagens pela PSN de pessoas que não conhece, tome cuidado pois de acordo com diversos relatos no Reddit, estaria circulando pela rede uma mensagem que tem feito o console da Sony para de funcionar.

Parecendo uma inofensiva mensagem que nos convida para jogar, ela traz algumas palavras e o símbolo de um sinal de interrogação dentro de uma quadrado, algo parecido com isso: ⍰. Ao ser exibida, ela estaria fazendo com que tanto o controle quanto as saídas de áudio e vídeo do videogame comecem a falhar e em alguns casos, tentar reiniciar o console apenas faz com que ele entre num loop de erros.

Para piorar, como a falha acontece assim que o símbolo é mostrado na tela, o simples fato de a notificação da mensagem ser exibida já pode ser suficiente para disparar o problema. A partir daí, alguns usuários precisam deletar a maldita mensagem usando o aplicativo do PlayStation para dispositivos mobile ou em casos mais extremos, até apelar para um factory reset no aparelho.

Então, se você ainda não foi premiado com esse exploit, a melhor coisa a fazer o quanto antes é bloquear o recebimento de mensagens de pessoas desconhecidas. Para fazer isso basta seguir os seguintes passos:

  • Através de um navegador visite esta página e faça o login na sua conta. Escolha a opção “Personal Info | Messages” e então clique no botão “Edit” que está ao lado de “Message”.  Depois escolha entre receber mensagens de “Apenas Amigos” ou “Ninguém”, no caso de não querer correr nenhum riscos.
  • Caso prefira fazer o procedimento pelo PlayStation 4, primeiro vá para a opção “Configurações” no menu principal.
  • Depois entre em “Gerenciamento da Contas”.
  • Escolha “Configurações de Privacidade” e digite a sua senha.
  • Abra “Informações Pessoais”.
  • Vá para “Mensagens”. No menu drop-down, escolha entre receber mensagens de “Apenas Amigos” ou “Ninguém”, no caso de não querer correr nenhum riscos.

Além disso, é altamente recomendado que pelo menos por enquanto você não aceite pedidos de amizades enviados por desconhecidos, mesmo porque existem relatos de que o símbolo estaria sendo incluído até nesses envios. Por fim, seria uma boa ideia dar uma verificada pela aplicativo se nenhum engraçadinho já te mandou o símbolo que estaria deixando muita gente de cabeça quente e se ele estiver por lá, apague a mensagem antes de ligar o videogame.

Porém, se o problema já tiver atingido o seu console, no site da Sony existe um tutorial ensinando como acessar o Modo de Segurança do PlayStation 4 e após entra nele, o melhor a fazer seria tentar recriar o banco de dados do sistema. A vantagem é que desta forma você não perderá seus dados, mas se nem isso resolver, aí parta para a opção “Inicializar o PS4 (reinstalar software do sistema)”, o que apagará tudo, incluindo o sistema operacional.

Por enquanto a fabricante japonesa não se pronunciou sobre a falha, logo todo cuidado que pudermos tomar será pouco.

Fonte: GameInformer.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários