Emanuel Laguna 5 anos e meio atrás
Todo mês de setembro temos um novo jogo da NBA pela 2K Sports e em vários anos tais iterações lideravam o ranking dos jogos mais lucrativos do mês. A pergunta que fazemos sempre neste mês é: qual grande lançamento concorrente tentará desbancar o novo NBA 2K da liderança de arrecadação no país do basquete?
Ano passado foi Destiny 2, este ano NBA 2K19 foi detido pelo Homem-Aranha.
Mat Piscatella (analista do NPD Group) ilustrou em vídeo a situação daquele mês nos EUA. Confira abaixo do vídeo os números de setembro naquele mercado. O período apurado foram as cinco semanas entre 02 de setembro e 06 de outubro de 2018.
ARRECADAÇÃO DAS VENDAS DE GAMES NOS ESTADOS UNIDOS | |||
Período → | setembro (2017) | setembro (2018) | Diferença |
Jogos de consoles e PC (inclui Xbox Live, PSN e Steam) | US$ 744 milhões | US$ 747 milhões | + 0,4% |
Hardware | US$ 316 milhões | US$ 306 milhões | – 3% |
Acessórios | US$ 225 milhões | US$ 323 milhões | + 43% |
TOTAL: | US$ 1,29 bilhão | US$ 1,38 bilhão | + 7% |
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Como já adiantei no texto sobre as vendas de hardware em setembro nos EUA, aquela pequena queda na arrecadação dos consoles é culpa da Nintendo. Enquanto a arrecadação do software não mudou basicamente nada em relação à de setembro de 2017, os acessórios e cartões pré-pagos puxaram a arrecadação total do mercado norte-americano de games para cima.
US NPD VG - September 2018 tracked spending across video game Hardware, Software, Accessories and Game Cards grew 7 percent when compared to a year ago, to $1.4 billion. Accessory and Game Card spending was the primary driver of growth.
— Mat Piscatella (@MatPiscatella) 23 de outubro de 2018
ARRECADAÇÃO ACUMULADA (VAREJO EUA) | |||
Período → | janeiro a setembro de 2017 | janeiro a setembro de 2018 | Diferença |
Jogos de consoles e PC (inclui Xbox Live, PSN e Steam) | US$ 3,88 bilhões | US$ 3,71 bilhões | + 5% |
Hardware | US$ 2,06 bilhões | US$ 2,42 bilhões | + 18% |
Acessórios | US$ 1,94 bilhão | US$ 2,61 bilhões | + 35% |
TOTAL: | US$ 7,71 bilhões | US$ 8,91 bilhões | + 16% |
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A cada três meses o tio Laguna comenta sobre o acumulado e é bom notar que os cartões pré-pagos foram responsáveis por quase 1 bilhão de dólares entre janeiro e setembro no varejo norte-americano.
Also got questions regarding Game Cards. Yes, these are cards sold through retail for credit on the digital storefronts. And retail is contributing well over $1B to digital so far this year. It's vastly underappreciated how important retail is to the digital marketplace.
— Mat Piscatella (@MatPiscatella) 24 de outubro de 2018
Mesmo com a distribuição digital tendo a preferência de cada vez mais jogadores, ao menos no segundo maior mercado de games do mundo as lojas físicas têm sido diretamente responsáveis por alimentar boa parte dos créditos das lojas digitais. Fico a imaginar o impacto dos cartões pré-pagos em mercados como o brasileiro. Sério, estou surpreso com tal detalhe.
Indo ao software, temos a seguir o ranking de jogos que mais faturaram entre os dias 02 de setembro a 06 de outubro de 2018, de acordo com o NPD Group:
Ranking de arrecadação nos Estados Unidos em setembro de 2018 (considerando não só o software avulso vendido em mídia física como também os jogos vendidos na PSN, Steam e Xbox Live)
* apenas mídia física.
** excluindo vendas digitais no PC.
Podemos perceber que o mês de setembro nos Estados Unidos foi de grandes lançamentos em software. Tivemos o exclusivo Marvel’s Spider-Man com direito a lindo bundle vencedor com o PS4 Pro e o multiplataforma NBA 2K19 (lançados dia 07 de setembro). Apesar de terem sido lançados em outubro, Assassin’s Creed Odyssey e Super Mario Party também contaram como lançamentos de setembro, pois o período analisado pelo NPD Group abrangeu dois dias de vendas do título multiplataforma da Ubisoft.
Não só por vencer o NBA 2K19, mas Marvel’s Spider-Man merece ser destacado aqui por superar a arrecadação de God of War 2018 logo no primeiro mês. Tudo bem que o jogo do Aranha teve mais dias de vendas no período, mas isso não tira o mérito de o jogo da Insomniac ter superado o até então maior lançamento exclusivo da história do PlayStation.
O Homem-Aranha da Sony conseguiu vender o dobro do mês inicial de vendas do segundo game de super-herói licenciado mais vendido da história dessa indústria, Batman: Arkham City. No mundo, Marvel’s Spider-Man vendeu 3,3 milhões de cópias apenas nos três primeiros dias. Uma tempestade perfeita, seja pela qualidade do game, força da Marvel, marketing… Uma pena precisar comprar um PS4 só para conferir, merecia ser multiplataforma.
Mesmo os Estados Unidos sendo conhecidos como o país do basquete, com 9 dias de vendas FIFA 19 garantiu a quarta posição no ranking dos jogos que mais arrecadaram no mês de setembro do NPD Group. Shadow of the Tomb Raider fechou o Top 5 do mês. Apesar de não ter chegado ao Top 10 de arrecadação, Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age teve a maior da franquia Dragon Quest no mês de lançamento ocidental. Superou até a do DQ9.
Com relação aos números específicos de vendas dos consoles, o estrago foi feito: com a ajuda do Homem-Aranha o PS4 vendeu quase a soma dos dois maiores concorrentes. E foi merecido. Não são apenas ótimos serviços: jogos exclusivos vendem consoles, tá, dona Microsoft?
VENDAS DE HARDWARE NOS ESTADOS UNIDOS | |||
Plataforma | julho (2018) | agosto (2018) | setembro (2018) |
PlayStation 4 | 185.000 unid | 197.000 unid | 421.000 unid |
Nintendo Switch | 262.000 unid | 206.000 unid | 259.000 unid |
Xbox One | 150.000 unid | 165.000 unid | 176.000 unid |
(New) Nintendo 3DS | dados indisponíveis | dados indisponíveis | dados indisponíveis |
NES Classic Edition | dados indisponíveis | dados indisponíveis | dados indisponíveis |
SNES Classic Edition | dados indisponíveis | dados indisponíveis | dados indisponíveis |
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Fontes: Games Industry, IGN US, NPD Group, ResetEra e Venture Beat.
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