Meio Bit » Games » Por que a Sony ignorou vários jogos na lista do PlayStation Classic

Por que a Sony ignorou vários jogos na lista do PlayStation Classic

Após a Sony divulgar a lista com os 20 jogos que acompanharão o PlayStation Classic, muitos fãs tem lamentado a ausência de vários títulos importantes. Entenda por que muita coisa boa teve que ficar de fora.

5 anos atrás

Quando a Sony revelou ao mundo o seu PlayStation Classic, a maior dúvida das pessoas que se interessaram pelo mini console era em relação aos jogos que viriam na sua memória. Porém, devido a enorme quantidade de clássicos lançados para o aparelho, a certeza era de que para cada título confirmado poderíamos lembrar de quatro ou cinco outros que foram ignorados. Pois o mistério finalmente acabou e isso realmente aconteceu.

Através de uma publicação no blog oficial do PlayStation, a fabricante divulgou a lista com os 20 jogos que virão com este relançamento e como era de se esperar, as reclamações tem sido bem grandes. Mas antes de tentar explicar o motivo para tantos títulos importantes não terem sido escolhidos, vamos dar uma olhada no que encontraremos nas duas versões da miniatura:

Versão Americana Versão Japonesa
Battle Arena Toshinden Arc the Lad
Cool Boarders 2 Arc the Lad II
Destruction Derby Armored Core
Final Fantasy VII Battle Arena Toshinden
Grand Theft Auto Devil Dice
Intelligent Qube Final Fantasy VII
Jumping Flash G Darius
Metal Gear Solid Gradius Gaiden
Mr Driller Intelligent Qube
Oddworld: Abe’s Oddysee Jumping Flash
Rayman Metal Gear Solid
Resident Evil Director’s Cut Mr. Driller
Revelations: Persona Parasite Eve
Ridge Racer Type 4 Persona
Super Puzzle Fighter II Turbo Resident Evil
Syphon Filter Ridge Racer Type 4
Tekken 3 SaGa Frontier
Tom Clancy’s Rainbow Six Super Puzzle Fighter 2 Turbo
Twisted Metal Tekken 3
Wild Arms Wild Arms

Reparou como não temos nenhum Tony Hawk Pro Skater, Gran Turismo, Spyro the Dragon, Crash Bandicoot ou mesmo o Castlevania: Symphony of the Night? O que dizer então de sucessos como Final Fantasy Tactics, Vagrant Story, Legacy of Kain: Soul Reaver, Wipeout, Xenogears ou a série Tomb Raider?

A verdade é que por mais que adoraríamos ver todos os jogos que tanto amamos acompanhando o PlayStation Classic, existe uma série de detalhes que impedem a Sony de aproveitá-los, com o principal deles sendo o fato de que a maioria não pertencem à fabricante. Por isso teria que haver um acordo com as editoras, o que em outras palavras significa pagar para poder incluir tais jogos e embora ambas as listas contem com vários títulos que não foram produzidos pela Sony, talvez os valores envolvidos para ter outros não valesse a pena.

Outro sério problema está na parte de licenciamento de marcas e músicas. Pegue um jogo de esporte ou o Gran Turismo, onde suas trilhas são compostas por músicas de bandas conhecidas. Some a isso os nomes de atletas ou mesmo as reproduções de carros reais e fica fácil entender o inferno que seria conseguir todas essas autorizações novamente.

Um outro aspecto importante é que vivemos a época de remasterizações, remakes e relançamentos. Logo, a Sony não iria querer matar a sua galinha dos ovos de ouro nos permitindo jogar as versões originais de games que estão reaparecendo no mercado, como as trilogias Crash e Spyro, um Resident Evil 2 ou o Symphony of the Night, que por sinal chegou recentemente ao PlayStation 4.

Por fim, existe ainda a falta de alavancas analógicas no controle do PlayStation Classic. Como o aparelho não virá com o primeiro DualShock, o Ape Escape é um jogo que simplesmente não funcionaria no aparelho, mas há também o caso de vários outros cujas jogabilidades seriam bastante prejudicadas.

Contudo, a verdade é que sejam lá qual for o motivo para esse ou aquele jogo não estar presente na memória do PlayStation Classic, não há muito o que lamentar e a menos que alguém encontre uma maneira de adicionar (ilegalmente, é importante dizer) mais títulos à essas listas, só nos restará aproveitar a miniatura com aquilo o que a Sony conseguiu/quis disponibilizar.

https://youtu.be/88ACUOvfDEw

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários