Meio Bit » Software » Lingokids faz pelas crianças o que o Duolingo faz pelos adultos

Lingokids faz pelas crianças o que o Duolingo faz pelos adultos

Testamos o app Lingokids, criado para ensinar crianças menores de cinco anos a entenderem, falarem e lerem em inglês através de atividades, músicas e jogos.

5 anos atrás

O Lingokids é um app pra iOS e Android com jogos, músicas e atividades, criado especialmente para ensinar inglês para crianças menores de 5 anos de idade, e que funciona com o controle dos pais, que podem cadastrar perfis para até quatro crianças, o que é bem útil para famílias com vários irmãos.

Menu do app Lingokids

O app tem versão gratuita e outra paga, que funciona no esquema de assinatura por um valor mensal. A versão que testamos foi a paga, que nos foi gentilmente enviada pelo desenvolvedor para essa pequena avaliação. Como os meus filhos já passaram (e muito) da idade do público alvo deste app, coube a mim mesmo a tarefa de fazer esta pequena resenha, por mais que eu já esteja distante alguns anos-luz da idade certa pra fazer justiça a ele.

Agora um adendo pessoal de uns três ou quatro parágrafos, que o querido leitor pode pular se não tiver paciência, e eu prometo desde já não ficar chateado. Quando eu aprendi inglês, não existia Internet, muito menos smartphones e seus apps, pra falar a verdade não existia ainda nem a possibilidade de aprender em fitas VHS, já que o formato foi criado em 1977, mas demorou até chegar ao Brasil (sim, eu já tô bem velho, mas prefiro chamar de experiente). De qualquer maneira, bem que eu gostaria de ter tido um app como estes na idade certa, tanto na minha vida, como também depois de adulto, quando tive a missão de ensinar o belo idioma bretão para os meus filhos.

No meu caso pessoal, tive a sorte de estudar em uma escola que tinha muitas horas de aulas de inglês por semana no currículo, o que facilitou meu aprendizado, mas mesmo assim, por muito tempo ainda tive dificuldades, até o dia que meti na cabeça que queria ler um livro imenso do James Clavell que tinha acabado de ser lançado e só tinha versão em inglês, aí peguei o dicionário e fui adiante. Nada motiva tanto quanto um bom desafio. Até que deu bem certo, já que eu falo inglês fluente até hoje, já cheguei inclusive a escrever em um site internacional.

No caso dos meus filhos, eles tiveram mais sorte, pois nasceram em outros tempos, e com a Internet a missão de aprender qualquer idioma certamente ficou bem mais fácil. Hoje em dia eles felizmente já falam inglês, aprenderam na escola, e mais recentemente ampliaram seus conhecimentos com a ajuda de apps como o Duolingo, isso pra não falar nos inúmeros games e vídeos da Netflix ou Youtube, é claro.

Voltando ao Lingokids, a proposta do app é mesmo ser uma espécie de Duolingo pra crianças bem mais novas, e ele realmente parece prestar muito bem o seu papel, ensinando de forma divertida e lúdica. Por falar em papel, uma seção do app oferece atividades de colorir, como números, letras e desenhos pra serem impressos, ou enviados por e-mail para o pai imprimir no trabalho (algo que confesso ter feito várias vezes pros meus filhos com a ajuda de vários sites infantis).

Outra coisa bem útil é que o papai ou a mamãe podem fazer o download dos conteúdos e atividades do app, algo que pode ser uma verdadeira mão na roda pra quando a criança estiver em um ambiente sem sinal ou uma rede Wi-Fi por perto, e assim pode ajudar a passar o tempo quando a família estiver presa em um engarrafamento no trânsito ou quando a fila por uma mesa no restaurante estiver bem longa.

Jogo do app Lingokids

O app tem seções para estimular a leitura e a musicalidade das crianças, além de atividades como jogos da memória e outros games bem lúdicos e simples, mas que por isto mesmo devem agradar aos pequenos. O jogo da imagem acima até lembra uma versão infantil de River Raid, mas a velocidade é bem reduzida, assim os pequenos não vão se estressar, muito pelo contrário, tudo é bem calmo, colorido e com músicas animadas.

Atividade do app Lingokids

Ao completar uma atividade no app, a criança é recompensada com imagens de fogos de artifício, para estimular o acerto. Todos sabem que o ser humano aprende e se concentra muito mais quando está se divertindo (ou fingindo que é o Batman), mas o interessante é que Lingokids não usa apenas jogos para ensinar inglês de forma efetiva, mas sim de vários tipos de conteúdo que foram pensados para crianças.

Hoje em dia já existem até cursos de faculdade ministrados com jogos, ou seja, vivemos em tempos interessantes, pra dizer o mínimo. O problema é que com uma grande variedade de produtos e serviços feitos pra crianças, também vem junta uma imensa quantidade de lixo. então nós já vimos de tudo, passando por tablets dedicados até apps e jogos.

Algumas ideias fazem todo o sentido, outras não fazem sentido nenhum. Existem versões dos apps do Google voltados para crianças, mas nem todas são tão seguras assim, como o YouTube, que não é nada kids friendly, tanto na versão Kids quanto na principal.

Existem milhares de apps infantis na Play Store que coletam informações sobre as crianças, mas felizmente o Lingokids não é um deles. Nem tudo é perfeito, pois ele transmite informações sobre o hardware do smartphone ou tablet, mas pelo menos ele não envia o número do IMEI ou informações pessoais.

Pra terminar, o Lingokids é um app que não tem nenhuma surpresa escondida, seu conteúdo é bem feito, tem boa apresentação e me parece bastante adequado para a idade em questão. Suas atividades são interessantes, pois ensinam as crianças a desenharem e escreverem corretamente letras e números, e pelo menos pra mim como leigo, parecem bem pedagógicas.

Se você tem filhos menores de cinco anos, e gostaria de ensiná-los a falar inglês de uma forma divertida e simples, sem se incomodar de emprestar o seu smartphone de vez em quando ou pagar a assinatura mensal, o Lingokids é uma boa pedida.

Saiba mais no site do app.

relacionados


Comentários