Meio Bit » Software » Unfold, o app que virou uma agência pra Stories

Unfold, o app que virou uma agência pra Stories

5 anos atrás

O app Unfold tem feito tanto sucesso com sua fórmula automatizada para criar Stories elaborados e profissionais para o Instagram, que agora se tornou uma espécie de agência de publicidade, focada justamente em criar modelos prontos de Stories para outras empresas.

Imagens dos modelos prontos da Unfold para Stories.

O Unfold foi lançado em 2017 e se tornou uma referência em criação de conteúdo para os Stories, mas nada aconteceu da noite pro dia, tanto que ele começou com outro nome e um propósito bem diferente do atual. Seu criador é o espanhol Alfonso Cobo, que é designer e queria um app pra fazer seu portfólio no iPad. Ao descobrir que o app que ele queria usar ainda não existia, ele contratou um programador para criá-lo, e daí surgiu o Portafolio.

O app foi lançado, mas pouca gente conhecia e usava, e os poucos que criavam seus portfólios, acabavam compartilhando o resultado em seus iPhones, não nos iPads. Com o lançamento dos Stories no Instagram, Cobo teve a ideia de adaptar seu projeto para esse novo público, e assim surgiu o Unfold. Ele chamou o mesmo desenvolvedor para fazer a mudança, e lançou o novo app, mas o velho problema persistia, ninguém conhecia, e assim, pouca gente usava o app.

Tudo mudou quando Cobo descobriu que uma das pessoas que estavam usando o Unfold era Andy McCune, criador do Earth, uma espécie de rede social de viagens focada em millennials e também do app Best Nine, que seleciona quais são os posts mais curtidos do ano dos usuários no Instagram e cria um mosaico para ser compartilhado.

Imagens dos modelos prontos da Unfold para Stories.

A história completa de como os dois sócios se conheceram é melhor contada pela CNBC, mas basicamente Cobo mandou uma mensagem direta para McCune, que gostou do projeto do Unfold. Os dois se encontraram pra um café, e o papo deve ter sido bom, já que Cobo ofereceu 40% da sua empresa para ele se juntar ao projeto, o que foi prontamente aceito.

Sem verba pra gastar em marketing e divulgação do app, o único caminho era o boca a boca, mas com McCune a bordo, ficou mais fácil divulgar o Unfold, já que só o perfil do Earth no Instagram conta com 1 milhão de seguidores. A sorte grande acabou vindo da Espanha, país natal do seu criador Alfonso Cobo.

Os sócios viram que a celebridade Dulceida estava usando o Unfold, e conversaram com ela para ajudar na divulgação. Depois que ela postou um vídeo sobre o Unfold, o app se tornou o mais usado da Espanha, o que chamou a atenção do resto do mundo. De lá pra cá, a coisa deu tão certo, que o app chegou a ser citado no keynote do WWDC da Apple.

Como o Fast Company conta neste post, o Unfold hoje é usado por celebridades como Selena Gomez, Camila Cabello e Sergio Ramos, e já foram criados mais de 50 milhões de posts no Stories feitos com ele. Seus desenvolvedores acreditam tanto no projeto que acharam que ele tinha potencial para ser mais do que um simples aplicativo, e então abriram a tal agência de publicidade focada justamente em criar modelos personalizados para Stories de grandes empresas, o Unfold for Brands.

O primeiro trabalho foi feito para a academia de ginástica de luxo Equinox. O projeto do Unfold é formado por 13 modelos prontos, que serão usados com exclusividade pela equipe de social media e pelos professores (e personal trainers) da empresa pra anunciarem suas aulas pelos Stories

Segundo o citado post do FC, pra criar os modelos para a Equinox, Cobo estudou o design dos interiores das academias e também a arquitetura das academias da rede, processo semelhante ao que faz para a criação dos outros modelos do Unfold, sempre com inspiração no mundo real.

Como a concorrência é grande, a Unfold não pretende colocar em risco seu principal produto, que é o app. Pra não perder o foco, a Unfold pretende fazer apenas um trabalho comercial de modelos para Stories por mês. Nas palavras de Alfonso Cobo: “Nós não queremos nos tornar uma agência modelo, que busca trazer o maior número de clientes que for possível, e nos distrairmos do nosso produto principal, que ainda é um app para consumidores.”

Quem quiser saber mais sobre o Unfold, é só visitar o site dos caras. Se quiser testar o app, é só fazer o download no Google Play ou na App Store.

relacionados


Comentários