Meio Bit » Internet » YouTube cogita barrar conteúdo na UE, caso reforma dos direitos autorais vire lei

YouTube cogita barrar conteúdo na UE, caso reforma dos direitos autorais vire lei

CEO Susan Wojcicki diz que o YouTube não é capaz de aplicar todos os procedimentos exigidos, e alguns vídeos poderão ser barrados nos países do bloco

5 anos atrás

O YouTube tem tudo para se tornar a plataforma mais afetada com a reforma dos direitos autorais na União Europeia, aprovada em setembro no Parlamento; ainda que ela precise passar por uma nova eleição para se tornar lei, especialistas apontam para a possibilidade dela ser de fato aprovada, mesmo com muitas empresas de tecnologia e boa parte da opinião pública contra a proposta.

Hello I'm Nik / ícone do YouTube na tela de um iPhone (detalhe) / Unsplash / YouTube

Hoje o site recebe uma média de 400 horas de conteúdo novo por minuto, e por causa disso fica extremamente complicado se adequar ao Artigo 13 (PDF), o capítulo mais polêmico da nova lei. Ele diz que qualquer plataforma online atuante no bloco, pequena ou grande fica obrigada a implementar filtros automáticos de conteúdo protegido por direitos autorais, independente do formato, e sem qualquer cenário para Uso Aceitável (Fair Use). Pode ser uma foto, uma música, um trecho de um vídeo. Não pode e pronto, sem exceções.

Embora os defensores do projeto citem que a lei visa proteger pequenos criadores, a oposição defende que o Artigo 13 é um risco à internet, pois pode inviabilizar a manutenção de pequenos negócios (que não teriam como filtrar tudo) e tolher a criatividade e liberdade de expressão, pois poderia ser utilizado como uma ferramenta de censura. Ainda assim, acreditava-se que grandes conglomerados seriam capazes de se adequar.

Só que segundo a CEO do Youtube Susan Wojcicki, não é assim que a banda toca. No passado a executiva já havia dito que o Artigo 13 seria bastante danoso ao serviço, mas em um novo artigo publicado pelo Financial Times, ela explica que mesmo a maior plataforma de vídeos do planeta terá sérias dificuldades, tanto técnicas quanto financeiras para implementar o filtro automático, de forma que ele siga o que diz a nova lei.

No texto Wojcicki dá o exemplo do clipe Despacito, o vídeo mais visto do Youtube com mais de cinco bilhões de visualizações: há os direitos da música, do vídeo, dos autores, dos distribuidores e etc. A executiva diz que embora o serviço tenha contratos para pagar os royalties para todos os detentores dos copyrights, alguns deles permanecem desconhecidos e não são tão fáceis de serem contatados.

Google / União Europeia / YouTube

Caso a nova regulação vire lei, o YouTube passa a ser responsável por todo o material que hospeda, e deverá não só deletar todo o material protegido que venha a ser publicado por seus usuários, como ficará obrigado a reconhecer todos os detentores de direitos autorais de todos os vídeos que mantém em catálogo, para que o filtro funcione automaticamente em todas as ocasiões. É isso ou ser multado.

Vale lembrar que a Comissão Europeia para a Concorrência, na pessoa da comissária Margrethe Vestager ODEIA o Google e todos os seus serviços, e um cenário onde o Youtube não se adeque à nova lei é tudo o que ela precisa para multar a gigante de Mountain View mais uma vez.

Só que Wojcicki dá indícios de que o YouTube vai fazer a mesma coisa que o Google fez na Espanha e Alemanha, que custou bem caro para os jornais de ambos países: ao invés de quebrar a cabeça para reconhecer todos os detentores dos direitos, a plataforma cogita bloquear os vídeos na União Europeia, ao menos os que ela não conseguir ajustar ao Artigo 13.

Ou seja: ao invés dos donos dos copyrights comemorarem a cada vídeo de paródia, a cada gameplay com trilha sonora protegida, ou coisa que o valha bloqueado automaticamente, os conteúdos originais de grandes autores, músicos, cineastas e Youtubers profissionais perderão milhares, milhões de visualizações (e claro, muito dinheiro) em todo o bloco europeu, porque o YouTube se recusa a ter mais trabalho e gastar uma nota preta para se adequar à lei.

Eu consigo imaginar os donos dos direitos implorando para a comissária Gordon Vestager impedir o Youtube de fazer isso, mas assim como aconteceu com a desindexação dos sites de notícia na Espanha e Alemanha, a plataforma tem o direito de fazê-lo pois afinal, é uma decisão estratégica. Se isso acontecer, o máximo que o governo pode fazer é mandar todo mundo se virar para serem reconhecidos como detentores de copyrights, para que o Youtube possa desbloquear os vídeos sem ter problemas com a legislação.

No fim, caso o projeto vire lei e isso venha mesmo a acontecer, vai ser algo divertido de se ver.

Georgia Vagim / tigela de pipoca / Unsplash / Youtube

Por via das dúvidas, é bom se preparar desde já.

Com informações: YouTube Creators Blog, Financial Times.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários