Emanuel Laguna 5 anos atrás
O segundo maior mercado de jogos eletrônicos do mundo viu em outubro no mínimo dois lançamentos gigantescos. Se bem que, desta vez, o multiplayer venceu o single-player nos Estados Unidos. E foi justo no melhor mês de outubro desde 1995, quando o NPD Group começou a apurar as vendas do varejo norte-americano de games.
Um analista do NPD Group, Mat Piscatella, ilustrou em vídeo a situação daquele mês nos EUA. Confira abaixo do vídeo os números de outubro naquele mercado. O período apurado foram as quatro semanas entre 07 de outubro e 03 de novembro de 2018.
ARRECADAÇÃO DAS VENDAS DE GAMES NOS ESTADOS UNIDOS | |||
Período → | outubro (2017) | outubro (2018) | Diferença |
Jogos de consoles e PC (inclui Xbox Live, PSN e Steam) | US$ 473 milhões | US$ 965 milhões | + 104% |
Hardware | US$ 238 milhões | US$ 300 milhões | + 26% |
Acessórios | US$ 182 milhões | US$ 280 milhões | + 43% |
TOTAL: | US$ 894 milhões | US$ 1,55 bilhão | + 73% |
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Arrecadação recorde em outubro. A concorrência acirrada, a variedade de opções, tudo conspirou para termos altas no varejo norte-americano em relação a outubro de 2017.
US NPD VG - The $1.55 billion in October 2018 dollar sales represents the highest total spend for a month of October since The NPD Group began tracking the industry in 1995. The previous high was $1.36 billion reached in October 2008.
— Mat Piscatella (@MatPiscatella) 20 de novembro de 2018
Se considerarmos todos os meses de outubro desde 1995, o outubro de 2018 superou até mesmo o outubro de 2008, quando então o mercado de games dos EUA arrecadou US$ 1,36 bilhão. Somente em software, a arrecadação mais que dobrou.
Temos a seguir o ranking de jogos que mais faturaram entre os dias 07 de outubro a 03 de novembro de 2018, de acordo com o NPD Group:
Ranking de arrecadação nos Estados Unidos em outubro de 2018 (considerando não só o software avulso vendido em mídia física como também os jogos vendidos na PSN, Steam e Xbox Live)
* apenas mídia física.
** excluindo vendas digitais no PC.
Mesmo com a Rockstar tendo um excelente desempenho comercial com Red Dead Redemption II, a campanha exclusivamente multiplayer de Call of Duty: Black Ops 4 levou o pódio da maior arrecadação do mês de outubro nos Estados Unidos. Palmas para a Activision, que viu sucesso com o título inclusive no Japão. Esses dois gigantes já conseguiram se tornar os dois jogos mais vendidos de 2018 nos EUA, com o novo Call of Duty na dianteira e jogando Far Cry 5 na terceira posição. Detalhe que o CoD:BO4 teve vantagem de duas semanas de vendas sobre RDR2.
Se considerarmos apenas o mês inicial de vendas, em nove dias o RDR2 conseguiu vender o triplo que o jogo anterior conseguiu em maio de 2010. Assassin’s Creed Odyssey manteve a terceira posição de setembro, enquanto outros lançamentos de peso no mês de outubro como Super Mario Party e SoulCalibur VI até fizeram bonito figurando no Top 10 de um mês tão movimentado.
Incansável, vemos mais uma vez o Grand Theft Auto V no Top 20 da lista de arrecadação. Nos EUA, o game desenvolvido pela Rockstar e originalmente lançado em setembro de 2013, continua a inflar os números que o tornam o maior produto de entretenimento já produzido. E ele é um jogo multiplataforma, que ainda não apareceu em um console de mesa da Nintendo. Mas será que a japonesa se importaria tanto assim em não ter o GTA5 no catálogo do Switch?
Bom, temos aqui abaixo um outro ranking bem interessante: os jogos exclusivos que mais arrecadaram nos EUA desde o início dos trabalhos do NPD Group.
Jogos exclusivos que mais arrecadaram nos Estados Unidos [entre janeiro de 1995 e setembro de 2018] (fonte: Mat Piscatella, do NPD Group)
Embora esses dez jogos exclusivos tenham sido os que mais faturaram nos EUA, é bom lembrar que não necessariamente foram os mais vendidos. Alguns deles acompanharam acessórios que acabaram por aumentar a arrecadação.
Exemplo: no topo do ranking temos o Wii Fit, jogo que acompanhava a cara Wii Balance Board e cujo pacote vendeu 22 milhões de unidades. Só que o décimo exclusivo mais vendido, Wii Sports Resort, vendeu pouco mais de 33 milhões de cópias pelo mundo e provavelmente um terço delas ou mais nos Estados Unidos. Enquanto isso, em oitavo, Super Mario 64 vendeu “apenas” 11 milhões de cópias globalmente. A explicação se dá pelo valor do cartucho do Nintendo 64 à época e a correção da inflação para tal arrecadação com valores atuais.
Traduzindo tudo isso: mesmo os fenomenais Marvel’s Spider-Man e God of War 2018 terão dificuldades em chegar ao Top 10 de arrecadação de jogos exclusivos no mercado norte-americano. A Nintendo ainda continua a ser a rainha dos games exclusivos naquele mercado, ao menos no que toca ao quesito mais importante: arrecadação. São os jogos exclusivos que vendem consoles, ok, mas os pesos-pesados multiplataforma da Rockstar lucram e faturam horrores com as enormes bases instaladas combinadas. O tio Laguna torce para ver GTA5 no Nintendo Switch, mas não dá para saber se o esforço da adaptação beneficiaria a Take-Two, editora do game. Para a Big N, tanto faz ter Grand Theft Auto V ou não.
Quanto ao hardware, vazaram alguns números de vendas e temos a seguinte situação: o PS4 teve vendas 62% maiores que em outubro do ano passado, enquanto o Xbox One teve aumento de 64%. Infelizmente o console da Microsoft ficou atrás do Switch. O console híbrido da Nintendo teve queda de 12% em relação a outubro de 2017, enquanto a família 3DS viu uma queda anual de 45%.
VENDAS DE HARDWARE NOS ESTADOS UNIDOS | |||
Plataforma | agosto (2018) | setembro (2018) | outubro (2018) |
PlayStation 4 | 197.000 unid | 421.000 unid | 342.000 unid |
Nintendo Switch | 206.000 unid | 259.000 unid | 255.000 unid |
Xbox One | 165.000 unid | 176.000 unid | 212.000 unid |
(New) Nintendo 3DS | dados indisponíveis | dados indisponíveis | 66.000 unid |
NES Classic Edition | dados indisponíveis | dados indisponíveis | dados indisponíveis |
SNES Classic Edition | dados indisponíveis | dados indisponíveis | dados indisponíveis |
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Fontes: Games Industry, IGN US, NPD Group, ResetEra e Venture Beat.
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