Meio Bit » Entretenimento » Roma de Alfonso Cuarón: estreia no México causa impasse entre Cinépolis e Netflix

Roma de Alfonso Cuarón: estreia no México causa impasse entre Cinépolis e Netflix

Por uma disputa entre a Cinépolis e a Netflix no México, o filme Roma de Alfonso Cuáron estreou em poucos cinemas no país.

5 anos atrás

Desde a entrada da Netflix na produção de longa-metragens em 2015, são inevitáveis as rusgas e questões a serem resolvidas com redes de cinema de vários países, especialmente com relação ao tempo entre a estreia dos filmes nos cinemas e sua exibição por streaming no site e no app.

O exemplo mais recente dessa disputa é o filme Roma, que Alfonso Cuarón escreveu e dirigiu para a Netflix, e que teve uma estreia bem modesta no México, país natal do cineasta.

Cena de Roma, de Alfonso Cuáron
O filme estreou na quarta passada no México em apenas 40 salas, ou seja, em menos cinemas do que na Polônia (57) e na Coréia do Sul (50), como reclamou o diretor e roteirista em seu perfil no Twitter.

A questão é que a Netflix até ofereceu o filme para duas grandes redes mexicanas, Cinépolis e Cinemex, mas a Cinépolis bateu o pé, dizendo que a Netflix precisaria respeitar a janela de tempo de 90 dias entre a estreia nos cinemas e sua exibição em streaming no país. A Netflix também disse que iria doar boa parte da sua fatia na arrecadação do filme no México pra organizações sem fins lucrativos.

A Cinépolis rebateu dizendo que se a Netflix respeitar o prazo de tempo mínimo tradicional no país, pode fazer a estreia no dia 29 em sua rede, e também se comprometeu a doar 50% do lucro para organizações sociais que cuidem de trabalhos domésticos, tema do filme. Vamos ver como termina esta queda de braço, mas sinceramente acho bem pouco provável que a Netflix mude a data de estreia do seu filme no serviço apenas no México.

Cuarón está preocupado com o tema, pois gostaria que seu filme fosse visto na tela grande por um bom número de seus conterrâneos, se possível em cinemas 4K com som Dolby Atmos 7.1, mas pelo visto, essa vai ser uma missão complicada, por mais que o diretor esteja pessoalmente empenhado na divulgação das salas que oferecem o filme com esta qualidade.

Falando do filme em si, pelo trailer e pelo teaser, dá pra ver que a direção de fotografia é belíssima, toda em preto e branco. Assim como o roteiro e a direção, ela também é assinada pelo próprio Cuarón, o que mostra o quanto esse projeto é pessoal, e também importantíssimo para o cineasta. 

Cenas de Roma, de Alfonso Cuáron

A história de Roma é sobre a infância de Cuarón, e é uma homenagem do diretor às mulheres que o criaram. O trailer também mostra uma revolta popular digna de Os Filhos da Esperança, que Cuarón dirigiu em 2006. A personagem principal é Cleo (vivida por Yalitza Aparicio), a empregada doméstica de uma família de classe média do bairro Roma, na Cidade do México. O filme se passa no começo dos anos 70 mostrando um ano conturbado na história daquela família.

O filme venceu o Leão de Ouro de melhor filme em Veneza, e assim vai chegar forte nas premiações do ano que vem. Alfonso Cuarón foi o grande vencedor do Oscar de melhor diretor e melhor roteiro em 2014 por Gravidade, e tenho certeza que ele espera no mínimo ser indicado ao prêmio de melhor filme estrangeiro, já que Roma é o selecionado oficial do México para a disputa.

Roma começou a passar em Nova York e Los Angeles no dia 21, entra em cartaz em Londres no dia 29, e deve estrear em mais 30 países a partir do dia 05/12. Na Itália, por exemplo, o filme terá uma estreia de 50 telas, mas em salas prestigiadas como a Cineteca di Bolonha, de acordo com a Variety.

E no Brasil? Pois é, a Netflix diz que ele vai passar por aqui em alguns cinemas selecionados, sem entrar em maiores detalhes. Apesar de ter sido exibido na última Mostra SP de cinema, Roma não tem previsão para entrar no circuito comercial. Restará aos espectadores brasileiros assistir ao filme de Alfonso Cuarón na Netflix, na qual ele estreia no dia 14/12. De qualquer forma, esse será é o maior lançamento da Netflix nos cinemas até hoje.

Alfonso Cuáron dirigindo Yalitza Aparicio em uma cena de Roma.

Veja o trailer abaixo, com direito a trilha sonora de Great Gig in the Sky do Pink Floyd.
https://youtu.be/ICR6YvcyyJc

Assista também ao teaser.
https://youtu.be/9AXaVkXnzyU

Leia também aqui no MB:
The Criterion Channel é anunciado, pra alegria dos fãs de cinema
O incrível universo de detalhes de Roma de Alfonso Cuarón

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários