Meio Bit » Miscelâneas » Curso Minha Primeira Vez na Bolsa desmistifica o negócio de ações

Curso Minha Primeira Vez na Bolsa desmistifica o negócio de ações

Curso Minha Primeira Vez na Bolsa ensina como investir na Bolsa de Valores de forma simples e didática.

5 anos atrás

Post publieditorial

Completei essa semana o curso Minha Primeira Vez na Bolsa, que como o nome diz, é focado nos investidores que estão começando, e também em quem quer se aprofundar no mercado financeiro, e através de muito trabalho, atenção e paciência, possivelmente chegar a ter bons lucros com ele.

O curso é ministrado pelo Carlos Augusto Lippel, o Zé da Silva, fundador do site Clube do Pai Rico, criado em 2003 (um ano antes do MB, vejam só vocês), a quem conheço de longa data, ainda que só virtualmente. Em um post no seu site, Zé conta que antes de sentar em um cockpit e achar que vai pilotar um carro de Fórmula 1 a centenas de quilômetros por hora, é preciso aprender a dirigir, e também entender as noções básicas do seu funcionamento. Faz todo o sentido.

Monte Everest. Imagem: National Geographic

Acrescento aí o exemplo do Everest, pois não adianta nem pensar em chegar no acampamento base sem antes aprender muito bem absolutamente tudo sobre alpinismo, desde as noções básicas até as mais avançadas. Escalar um monte de cumes menores também é muito recomendável. Guardadas as devidas proporções, não se entra no mercado sem se preparar muito bem antes, e esse curso é um ótimo começo pra isso.

Meu objetivo com a bolsa não chega a ser escalar o Everest, o K2 já estaria de bom tamanho. Falando sério, escalar um ou outro seria impossível pra mim, assim me restaria fazer como aquele casal de policiais indianos cara de pau que falsificou sua chegada ao topo da maior montanha do planeta no Photoshop, usando fotos reais de alpinistas, uma história divertida que o Gilson contou aqui. Brincadeiras à parte, o que eu quero mesmo buscar com meus futuros investimentos não chega nem a ser mudar de patamar financeiro, e sim montar o que o Zé chama de "colchão de emergência", algo que aliás é muito saudável, ainda mais nestes tempos de crise.

A maioria das pessoas acha que entende tudo de ações, mas isso nem sempre é o caso, por mais que muitos acreditem piamente nisso. No meu caso, sempre tive certa intimidade com alguns termos como IPO, o Initial Public Offering (afinal eu escrevo sobre tecnologia e já falei sobre alguns deles) e o Circuit Breaker, já que sempre achei fascinante a ideia de uma queda de ações ser tão significativa a ponto de interromper os negócios do dia, não que eu já tenha tido vontade de participar de um momento destes, muito pelo contrário.

Mesmo conhecendo esses e outros termos, e até mesmo o funcionamento básico de uma bolsa de valores (até por tantos filmes sobre o tema que eu assisti ao longo da vida), outros conceitos básicos, pelo menos pra mim, não eram tão claros. O ponto alto desse curso pra mim é justamente esse, tirar uma certa "aura mística" que eu sentia com relação ao negócio da compra e venda de ações, e me deixar mais tranquilo para investir no futuro. É muito bom aprender o que significam na prática termos como dividendos e bonificações.

Falando pessoalmente, o curso me explicou de forma simples e objetiva em detalhes como todo o processo funciona, do começo ao fim. Os vídeos são extensos e detalhados, e explicam com minúcias os conceitos envolvidos no negócio. Se ainda restar alguma dúvida, autor do curso também está disponível nos posts dos vídeos pra responder quaisquer perguntas dos alunos.

O curso explica muitas outros detalhes como daytrade, serviço de custódia, escolas de análise, ETFs, alguns dos quais eu até já tinha ouvido falar, mas realmente não tinha noção do que realmente queriam dizer. O curso pega os alunos pela mão desde o começo, ensinando os procedimentos básicos para comprar e vender ações, além de dar dicas sobre as armadilhas do mercado, que certamente estarão em cada esquina.

A verdade é que depois de ter feito o curso Minha Primeira Vez na Bolsa, finalmente consegui entender melhor como uma bolsa de valores funciona, e como se planejar para que o investimento nela não seja algo aleatório, e traga bons frutos a médio ou longo prazo. No passado, até fiz alguns investimentos em bolsa, mas nunca consegui ter muito sucesso, agora estou mais seguro e confiante de que posso sim encarar o mercado novamente. Pra mim será como o primeiro passo, já que nos que dei antes, não tinha a menor noção do que estava fazendo.

Dividido em 6 módulos com várias aulas cada, o curso tem conteúdo de sobra sobre como investir na bolsa de valores, e é recomendável pra qualquer um que queira investir ou saber mais sobre o mercado financeiro, ou quem sabe até fazer sua própria reserva de segurança, e não ficar mais na velha corrida de ratos de ganhar salário só para pagar as contas.

Para fazer o curso Minha Primeira Vez na Bolsa, e dar os seus primeiros passos neste mercado é só clicar aqui.

 

Esse post é parte de uma campanha do curso Minha Primeira Vez na Bolsa.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários