Meio Bit » Mobile » Qualcomm apresenta Snapdragon 855 e várias parcerias 5G no Havaí

Qualcomm apresenta Snapdragon 855 e várias parcerias 5G no Havaí

No primeiro dia do Snapdragon Summit, a Qualcomm apresentou o novo Snapdragon 855, além de anunciar parcerias pra alavancar sua plataforma mobile 5G

5 anos atrás

A Qualcomm apresentou hoje o Snapdragon 855, sucessor do Snapdragon 845 apresentado ano passado, que forma com o modem Snapdragon X50 a primeira plataforma mobile 5G da empresa. O primeiro dia do Snapdragon Technology Summit em Maui, Havaí foi focado na conectividade 5G, e como a tecnologia mmWave pode mudar a maneira como usamos nossos aparelhos e como trabalhamos conectados.

Presidente da Qualcomm Cristiano Amon fala sobre 5G no evento de lançamento do Snapdragon 855

Para Cristiano Amon, presidente da Qualcomm, a chegada do 5G vai permitir aumentos significativos na capacidade (100X), responsividade (10X), densidade (100X), velocidades de pico (multi-gigabits por segundo), além de confiabilidade.

Depois de apresentar o novo design de referência Qualcomm 5G com antena mmWave, Amon disse que o 5G chegará ao mercado comercialmente a partir do começo de 2019, com lançamentos de aparelhos 5G nos Estados Unidos, Europa, Coréia do Sul, Austrália e China, que já contam com cobertura de redes sub-6 GHz e mmWave. Segundo a Qualcomm, o 5G chega na América Latina e na Índia em 2020 ou 2021.

O keynote de hoje teve a participação de vários parceiros da Qualcomm como a AT&T, Verizon, EE e Samsung, mas o primeiro convidado a subir ao palco foi o governador do Havaí, David Ige, que falou sobre a importância do 5G para o estado que é formado por ilhas. Dentro do evento, a AT&T e a Verizon criaram hotspots 5G para fazer demonstrações. A AT&T e a Verizon contaram quais os seus planos para a implementação do 5G nos Estados Unidos no ano que vem.

Novo Snapdragon 855 apresentado oficialmente no Snapdragon Technology Summit no Havaí
O anúncio oficial do Snapdragon 855 só veio no final da apresentação, e foi feito por Alex Katouzian, vice presidente e gerente geral mobile da Qualcomm, que chamou o novo processador de 7 nm e o modem Snapdragon X50 de “a primeira plataforma mobile comercial 5G do mundo”.

Com suporte a sub-6 GHz e mmWave, o novo processador captura vídeos HDR em 4K, e usa os recursos de inteligência artifical da engine AI integrada pra capturar as melhores fotos e vídeos, permite edição de fotos e vídeos em tempo real, e também traz o novo sensor biométrico 3D Sonic Sensor, criado para ser posicionado embaixo da tela. O novo processador também vai permitir que jogos multiplayer rodem em conexões móveis. Para ele, o “Snapdragon 855 vai definir o patamar premium em 2019.”

Módulo de antena mmWave do Snapdragon 855

O modem X50 5G trabalhando em conjunto com até quatro módulos de antena mmWave QTM052 forma a solução 5G super rápida da Qualcomm, que chegará ao mercado com o Snapdragon 855. O interessante é que nas palavras de Cristiano Amon, tudo o que a Qualcomm apresentou até agora é apenas a ponta de um iceberg, e as possibilidades para o futuro são imensas.

Moto Snap com modem 5G da Qualcomm e aparelho 5G da Samsung foram mostrados na área de demonstrações do evento de lançamento do Snapdragon 855.

Na área de demonstrações, a Motorola mostrou um Moto Snap (ou mod, se você preferir) equipado com o modem 5G da Qualcomm, que será lançado no começo do ano que vem. A Samsung também mostrou o misterioso smartphone 5G que vai lançar no começo do ano que vem pela Verizon, mas que não deve ser o novo aparelho da linha Galaxy, e sim outro novo, focado no mercado coreano. Na demonstração, o aparelho estava fazendo streaming em 4K, mas os representantes da empresa não deixaram ligar a tela, nem fotografar ele por outros ângulos.

Novo Snapdragon 855 apresentado oficialmente no Snapdragon Technology Summit no Havaí

Maiores detalhes sobre o processador Snapdragon 855 serão apresentados no keynote de amanhã, que também será transmitido ao vivo, e será totalmente focado no novo SoC de 7 nm, com vários detalhes técnicos.

Assista ao vídeo de apresentação da conectividade 5G mostrado pela Qualcomm no evento.

Clique abaixo para ver o vídeo completo do keynote do primeiro dia.

relacionados


Comentários