Meio Bit » Mobile » Snapdragon 855: saiba tudo sobre o novo processador da Qualcomm

Snapdragon 855: saiba tudo sobre o novo processador da Qualcomm

Novo processador traz o maior salto em desempenho da linha com menor consumo de bateria, 5G multi-gigabit, novo ISP e melhorias em AI, XR e jogos

5 anos atrás

O segundo dia do Snapdragon Technology Summit foi inteiramente dedicado ao novo SoC Snapdragon 855, que foi mostrado na apresentação de ontem, mas sem entrar em maiores detalhes, já que o evento foi quase todo focado a 5G, e a Qualcomm só mostrou o novo processador nos últimos minutos.

Keith Kressin da Qualcomm mostra os pontos altos do Snapdragon 855

Hoje o evento foi todo dedicado ao Snapdragon 855, e aos seus recursos. Segundo a Qualcomm, o novo processador tem o maior salto de desempenho já visto na linha Snapdragon. Em mais de 2 horas e meia de evento, a empresa apresentou vários detalhes sobre a arquitetura de 7nm, como o suporte a 5G multi-gigabit, o motor (engine) dedicado de inteligência artificial, o novo Computer Vision ISP e muitas melhorias em realidade estendida (XR), além do Snapdragon Elite Gaming. Vou falar um pouco sobre as novidades neste post.

Além de todas as novas experiências que ele oferece, o Snapdragon 855 também é totalmente otimizado para consumir menos energia com relação ao Snapdragon 845, lançado ano passado, e que dominou o mercado em 2018. A expectativa do Snapdragon 855 é não só repetir o sucesso do modelo anterior, mas ir muito além.

Antes de apresentar os detalhes sobre o novo processador, a Qualcomm convidou ao palco Pete Lau, CEO da OnePlus, que contou que o próximo topo de linha da empresa vai ser equipado com com Snapdragon 855, e deve chegar no primeiro semestre de 2019.

O Snapdragon 855 é feito sob medida para os apps e as necessidades dos usuários de hoje em dia, fazendo downloads em poucos segundos. Citando a Lei de Moore, Keith Kressin, da Qualcomm chegou a brincar que com o Snapdragon 855, a Qualcomm estaria criando a Lei de Amon, citando o presidente da empresa, Cristiano Amon.

Snapdragon 855

O processador 855 conta com 5G multi-gigabit, mas isso ainda vai depender da infraestrutura que está sendo criada em vários países, como citei no post da apresentação de ontem. O processador será lançado em alguns modelos junto com o modem Snapdragon X50 5G, que tem suporte a frequências de banda Sub-6 GHz e mmWave, mas também traz integrado o modem Snapdragon X24 4G LTE. Caso ele esteja equipado com o Snapdragon X50, será capaz de se conectar simultaneamente a redes 4G e 5G.

O Snapdragon X50 promete mudar a maneira como usamos experiências interativas e imersivas em VR e AR, incluindo jogos multiplayer. O Snapdragon 855 também promete um ótimo desempenho em Wi-Fi, incluindo suporte a Wi-Fi mmWAve através da plataforma mobile Wi-Fi de 60 GHz, com velocidades de até 10 Gbps.

Destaques da GPU Adreno 640 do Snapdragon 855

A GPU do Snapdragon 855 é a Adreno 640, que terá gráficos até 20% mais rápidos, com suporte a Vulkan 1.1, HDR e PBR. A CPU Kryo 485 tem um desempenho até 45% superior a geração anterior, e seu núcleo primário é capaz de atingir velocidades de até 2,85 GHz.

Com sua engine AI multi-núcleos de 4a geração integrada, e o aparelho conectado o tempo todo, cada app rodando no Snapdragon 855 poderá baixar informações relevantes da nuvem, e assim ajudar o usuário no que precisar. A Qualcomm promete um aumento de desempenho de 3x em relação aos recursos de inteligência artifical do modelo anterior.

O 3D Sonic Sensor é o novo sensor de impressões digitais ultrassônico que será mais rápido e preciso que os sensores ópticos usados nos aparelhos de hoje em dia. Como o sensor vai capturar uma imagem em 3D da digital, ele também será muito mais seguro que o óptico, e também vai permitir que os usuários desbloqueiem o aparelho mesmo se o dedo estiver sujo.

O motor de AI integrado multi-núcleo de quarta geração da Qualcomm tem a capacidade para até 7 trilhões de operações por segundo (7 TOPs) e 3 vezes o desempenho de AI da versão anterior. O processador Hexagon 690 vem com um novo Acelerador Tensor (HTA) e quatro Hexagon Vector eXtensions (HVX). A GPU Adreno 640 também ajuda a melhorar a aceleração dos recursos de inteligência artificial.

A área de áudio também foi melhorada com o codec aptX Adaptive e suporte ao TrueWireless Stereo Plus. O assistente de voz do Snapdragon 855 também usa a engine de inteligência artificial pra fazer cancelamento de ruídos, mesmo em chamadas feitas em locais ultra barulhentos, nos quais a pessoa não iria conseguir ouvir nada do que foi dito.

Design de referência do Snapdragon 855
Na área de demonstração, a Qualcomm mostrou algumas referências de design equipadas com o novo processador, e o cancelamento de ruídos feito com apenas um microfone feito pela empresa de AI chinesa Elevoc é realmente bem impressionante.

O novo processador da Qualcomm também traz o CV-ISP (Computer Vision ISP), que permite gravar um mapa de profundidade junto com as fotos e vídeos, para fazer o efeito retrato ou até mesmo trocar o fundo por outro, e ao mesmo tem uma redução de consumo de energia de quatro vezes e até 1 bilhão de cores. Esses efeitos podem ser usados em tempo real em vídeos 4K HDR com 60 quadros por segundo, e ele pode gravar em HDR+. O usuário também poderá assistir filmes e vídeos em HDR+, com maior qualidade.

O Qualcomm Spectra 380 é o primeiro ISP a contar com AI integrada, e segundo a Qualcomm, o aparelho saberá o que você está fotografando (ou gravando) e será capaz de ajustar os parâmetros automaticamente pra capturar imagens melhores. A Qualcomm também disse que vai passar a usar o formato HEIF, que é capaz de armazenar várias fotos e vídeos em um só arquivo, reduzindo o tamanho em até 50%, e facilitando o compartilhamento.

Outro foco do novo SoC da Qualcomm são os jogos. O 855 conta com o Snapdragon Elite Gaming, uma função que vai permitir jogos com múltiplos jogadores online através de conexões 5G com menor latência. Os gamers também vão gostar de saber que o Snapdragon 855 tem suporte a biblioteca gráfica Vulkan 1.1, HDR, e PBR para os jogos rodarem mais redondos.

Para a Qualcomm, o Snapdragon 855 é um verdadeiro divisor de águas, e vai pavimentar o caminho da nova década, com foco em 5G, AI e XR. Mal podemos esperar para testar os primeiros smartphones equipados com o processador.

Saiba mais sobre o Snapdragon 855 na Qualcomm.

Clique abaixo para ver o vídeo do Snapdragon 845.

O MB viajou para o Havaí a convite da Qualcomm.

relacionados


Comentários