Meio Bit » Ciência » NVIDIA usa IA para gerar fotos realistas com rostos de pessoas fictícias

NVIDIA usa IA para gerar fotos realistas com rostos de pessoas fictícias

A NVIDIA criou uma forma de gerar imagens realistas de pessoas que não existem usando redes neurais e inteligência artificial

5 anos atrás

A NVIDIA apresentou um projeto para criar fotos realistas de pessoas fictícias usando inteligência artificial, mais especificamente redes geradoras adversárias (GANs) e a técnica de transferência de estilo de imagens. Pegando emprestado o estilo de outra foto, o gerador baseado em estilo usa redes GAN treinadas e consegue manipular e misturar automaticamente diferentes características das imagens.

Tudo é feito graças a identificação e separação automática de atributos básicos da foto como pose e identidade, com variações mais sutis como óculos, espinhas, cabelos, marcas na pele e etc. Depois esses atributos podem ser misturados para criar diferentes rostos que não existem. Parece bizarro, e realmente é.

NVIDIA está usando inteligência artificial para gerar imagens de rostos de pessoas que não existem

O resultado dessas combinações, que você pode ver no vídeo abaixo, é nada menos que perturbador, especialmente se pensarmos que nenhum dos rostos mostrados no vídeo pertence a uma pessoa real, e sim foram gerados por redes GAN.

O vídeo foi postado (de forma não-listada) no canal do YouTube de Tero Karras, um dos autores do paper ao lado de Samuli Laine e Timo Aila, todos funcionários da NVIDIA Research. Indo além dos rostos humanos, eles também fizeram as classificações com outros sets de imagens, mostrando quartos de dormir, carros e gatos, que também podem ser vistos no final do vídeo acima e na imagem abaixo.

Além dos rostos, a NVIDIA gerou imagens de gerar imagens de quartos, carros e gatos usando IA.

Alguns meses atrás, os mesmos pesquisadores divulgaram outro projeto feito em cima de um banco de dados de celebridades, a diferença é que o atual é feito em cima de um grupo de imagens de rostos muito mais amplo, com mais de 70 mil rostos humanos de alta resolução coletados no Flickr, com diferentes idades, gêneros, etnias e fundos.

Outro dia a NVIDIA publicou um vídeo de uma demo de um game com gráficos inteiramente feitos com inteligência artificial, também usando uma GAN, então dá pra ver claramente qual é o caminho que eles pretendem trilhar com todas essas tecnologias de geração de imagens e personagens usando AI.

Recentemente, a NVIDIA criou uma forma de preencher áreas apagadas de fotos usando redes neurais e inteligência artificial, veja esse post do Cardoso. Outro projeto interessante da NVIDIA que também virou post dele, esse de alguns anos atrás, foi uma parceria com a Adobe, uma forma de imprimir quadros pintados digitalmente com texturas de pinceladas em 3D.

Por falar em pinceladas, investir em redes geradoras adversárias pode ser um ótimo negócio, que o digam os responsáveis pelo quadro feito com IA que foi leiloado por um preço exorbitante na Christie's este ano, um valor bem mais alto que muitas obras de arte feitas por artistas de verdade.

NVIDIA está usando inteligência artificial para gerar imagens de rostos de pessoas que não existem

Para ler a pagina do paper A Style-Based Generator Architecture for Generative Adversarial Networks é só clicar aqui. Se quiser ir direto para o arquivo PDF, clique aqui.

relacionados


Comentários