Meio Bit » Mobile » Apple pode lançar novo iPad mini e iPad remodelado em 2019

Apple pode lançar novo iPad mini e iPad remodelado em 2019

Novo iPad mini seria posicionado como um tablet "de entrada"; já o novo iPad teria uma tela de 10" e novo design, que pode ou não ser o do iPad Pro

5 anos atrás

A Apple pode finalmente atualizar o iPad mini: segundo fontes ligadas à cadeia de produção da maçã na Ásia, a companhia está pronta para iniciar a produção da quinta geração de seu tablet de menores proporções.

Junto com ele, o iPad de 9,7 polegadas também deverá ser atualizado, e o próximo modelo traria inclusive um novo design.

Apple / iPad Air 2 e iPad mini 4

A linha iPad mini caminha para o quarto ano sem receber nenhuma atualização, visto que a companhia mudou o foco para os iPads Pro, mais potentes e caros, para um perfil de consumidor mais exigente. No entanto, a redução geral nas vendas de tablets afetou todo mundo, mesmo a Apple e a Samsung, as duas últimas empresas a investirem a sério no formato.

A Samsung, assim como a Apple mantém duas linhas: a intermediária Galaxy Tab A, cujo último modelo é bem decente e a Galaxy Tab S, de aparelhos de ponta. A Apple, por sua vez não vinha dando muita bola nem para o iPad, que perdeu prestígio e desde 2017 não é mais atualizado em keynotes; já o mini era dado quase como abandonado por especialistas.

As coisas mudaram para o iPad mini em outubro, quando o analista Ming-Chi Kuo apontou que o dispositivo estava em vias de ser atualizado. Kuo é considerado um dos especialistas em mercado mais confiáveis quando o assunto é a Apple, visto que ele errou pouquíssimas vezes ao longo dos anos. Segundo ele, um novo iPad mini seria apresentado entre o fim de 2018 e o início de 2019.

Agora, segundo o China Times confirma essa previsão, ao reportar que a cadeia de produção da Apple está pronta para iniciar a produção em massa do próximo iPad mini ainda em 2018. E de acordo com as fontes, a maçã estaria planejando fazer deste um tablet "de entrada" ao equipa-lo com display de baixo custo, apesar dele receber um processador mais recente (obviamente, não o A12X Bionic dos iPads Pro).

O próximo iPad mini não receberá um novo visual, o que não é inteiramente verdade para a futura versão do iPad original. De acordo com os informes, este começará a ser produzido em 2019 e contará com um display de 10" no lugar da de 9,7, e um design de bordas mais finas. No entanto, cogita-se que ele não seguirá o estilo dos iPads Pro, trocando o Touch ID pelo Face ID e permanecerá na mesma faixa de preço de US$ 329 (por aqui, R$ 2.799).

Porém, levando em conta que o botão Home não é mais empregado em nenhum iPhone atual, é possível que a Apple esteja seriamente pensando em matar o componente de vez. Dessa forma, é pode ser que o iPad seja visualmente similar ao iPad Pro, mas com uma filosofia mais próxima à do iPhone XR e trazer menos recursos; ainda assim, por ser mais frequentemente atualizado do que o mini, ele seria mais avançado que o tablet menor.

Tal estratégia faz sentido: ao colocar um display de baixo custo no iPad mini, a Apple estaria reposicionando o modelo de 7,9" e design antigo como seu atual tablet de entrada, ainda que hoje ele seja mais caro que o original (o que pode mudar). Claro que o modelo de 10" pode vir a ser mais caro, se tiver uma mudança de design considerável, e se levarmos em conta o que aconteceu com o Mac mini, este não é um passo tão difícil de ser dado.

De qualquer forma, todas essas informações são rumores e devem ser recebidas com um pezinho atrás. Segundo as fontes, o novo iPad mini chegaria às lojas durante o primeiro semestre de 2019, e a nova versão do modelo original, somente no segundo semestre.

Com informações: China Times (em chinês), Mac Otakara (em japonês).

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários