Meio Bit » Mobile » Google Duo atinge marca de um bilhão de instalações no Android (contém pegadinha)

Google Duo atinge marca de um bilhão de instalações no Android (contém pegadinha)

Apesar dos números impressionantes (500 milhões de instalações em seis meses), o Google Duo vem pré-instalado em dispositivos Android recentes

5 anos atrás

Desde a introdução do Hangouts, o Google não deu uma dentro com seus mensageiros instantâneos; isso tanto é verdade que a companhia está pronta para por ordem na casa, e entre outras coisas matar o Allo e o Hangouts clássico.

Por outro lado o Google Duo, o app de videochamadas de Mountain View é um sucesso: números recentes revelam que o aplicativo alcançou a impressionante marca de um bilhão de instalações em dispositivos Android, mas é preciso levar em conta alguns fatores.

Google Duo

Anunciado em 2016 junto o Allo, o Duo fazia parte de uma proposta que o Google estava começando a adotar para seus apps de comunicação, o bom e velho "cada um no seu quadrado": enquanto o primeiro seria voltado exclusivamente para mensagens de texto, com recursos extras como OCR e acesso à Google Assistente (por Odin, quando ela vai ter um nome?), o segundo se focaria única e exclusivamente em chamadas de vídeo.

Criado para inicialmente bater de frente com o FaceTime da Apple, o Duo já nasceu multiplataforma e não cria caso para conectar donos de iPhones, iPads e Androids. Basta ter o número do contato e se os dois tiverem o app instalado, já podem se comunicar em vídeo. E seu algoritmo é bom o bastante para comprimir elegantemente os dados, permitindo que ele seja usado em conexões de rede mais lentas.

Posteriormente, ele recebeu suporte ao Chromebook e pôde ser instalado em mais dispositivos, o que nos leva ao número mágico:

De acordo com a última atualização das estatísticas públicas, que o Google libera através da Play Store, o Duo hoje conta com mais de um bilhão de instalações em dispositivos Android, que é de fato uma marca impressionante. Se lembrarmos que em junho, o app anotou 500 milhões de supostos downloads, ele precisou de apenas seis meses para dobrar esse número.

Eu digo "supostos" pelo seguinte: embora o Duo seja um app recente, é preciso lembrar que ele hoje faz parte do pacote básico de aplicativos do Google, que vêm pré-instalados em cada novo dispositivo Android, ato esse que andou lhe dando alguns probleminhas na Europa. De fato, dos apps que ultrapassaram o limiar de um bilhão de instalações no Android até abril de 2018, a maioria esmagadora já estão presentes em Androids novos.

Incluindo os apps que devem ser instalados manualmente, o cenário de soluções para o Android que ultrapassaram a marca do bilhão é dominado obviamente pelo Google, com o Facebook lá atrás. A Microsoft, cujo Skype não é mais incluído no seu pacote básico (ele foi substituído pelo LinkedIn) e a Samsung, com o ser Push Services que é obrigatório em seus aparelhos são as duas outras gigantes da lista, ainda que com apenas um app cada.

O grande azarão da lista é a pequena desenvolvedora dinamarquesa Kiloo, responsável pelo game Subway Surfers, um sucesso no Android por mérito próprio.

O Google prometeu que não vai mexer no Duo, enquanto faz uma arrumação na casa envolvendo os outros apps: o Hangouts clássico deixará de existir, com o usuário migrado para os Chat e Meet (que deixarão de ser exclusivos para usuários da G Suite), enquanto quem usa o Allo terá que migrar para o Mensagens, que em breve terá suporte a RCS, de modo a torna-lo um mensageiro instantâneo completo.

Com informações: Android Police9to5Google.

relacionados


Comentários