Meio Bit » Ciência » New Horizons: primeiro single de Brian May em 20 anos será lançado na chegada a Ultima Thule

New Horizons: primeiro single de Brian May em 20 anos será lançado na chegada a Ultima Thule

O astrofísico (e guitarrista do Queen) Brian May vai lançar seu primeiro single em 20 anos, prestando homenagem a New Horizons que chega hoje a Ultima Thule

5 anos atrás

Brian May, que além de ser conhecido mundialmente como o guitarrista e um dos compositores do Queen, também é astrofísico e ama ciência, se inspirou na sonda New Horizons, que está se aproximando de Ultima Thule (486958) 2014 MU, um objeto transnetuniano localizado no cinturão de Kuiper, e será o objeto mais distante já explorado por nós seres humanos com câmeras e sensores decentes, e que potencialmente pode nos dar pistas sobre o início do Sistema Solar.

Novo single de Brian May em 20 anos se chama New Horizons, e é uma homenagem a sonda que passou por Plutão e hoje chega a Ultima Thule

May gosta tanto da New Horizons que esteve envolvido cientificamente com o projeto, e certamente deve ter prendido a respiração quando a sonda teve uma pequena pane antes de chegar em Plutão em 2015. Durante a aproximação para fazer o seu histórico sobrevoo pelo até então misterioso planeta anão, Brian May teve o grande privilégio de ser um dos presentes na sala de controle.

“Foi algo de explodir a cabeça pois por toda a minha infância Plutão era apenas um ponto branco em um livro. Ninguém sabia nada mais sobre ele na verdade. Então de repente você tem essa espaçonave maravilhosa passando por ele e tirando as mais incríveis fotos de perto,” conta um emocionado Brian May.

Na passagem da New Horizons por Ultima Thule, May quis prestar a sua homenagem unindo as suas duas grandes paixões, ciência e música. Pra quem é fã, essa é uma ótima notícia, já que ele vai lançar na virada deste ano novo o single New Horizons, que é o primeiro trabalho original do guitarrista desde 2008.

Nas palavras de Brian May: “eu me encontro em um lugar meio diferente, pois sou profundamente mergulhado na música como fui durante toda a minha vida - mas também sou profundamente ligado com astronomia e astrofísica." Ao criar uma música inspirada na incrível sonda New Horizons, May achou uma ótima forma de homenagear (e também misturar) as suas duas vocações.

May falou sobre o motivo pelo qual todos estão animados com essa possibilidade de explorar o Cinturão de Kuiper: “ele é cheio de todos os tipos de objetos que estão lá desde a alvorada do nosso sistema solar.” Ele também disse que não foi fácil escrever o single: “colocar tudo isso em uma música foi bem desafiador pra ser honesto. No começo eu coçava a cabeça e pensava será que vai dar certo?”

O single saiu do papel com a ajuda de anotações do veterano letrista Don Black, responsável pelas letras de músicas de velhos filmes de 007, e a quem Brian May é só elogios. Além da New Horizons e sua equipe, a música presta homenagem ao eterno Stephen Hawking, usando algumas frases que ele deixou em uma mensagem para o time da sonda na passagem por Plutão em 2015, usadas por sugestão de Claudia Manzoni, amiga de May.

Ouça a música New Horizons abaixo.

A paixão de Brian May pelas estrelas é contagiante. Ele lançou recentemente o livro Mission Moon 3-D pela MIT Press, que mostra a missão da Apolo XI em imagens 3D, como parte das comemorações pelo pouso na Lua, que completa 50 anos em 2019. Quando seu velho parceiro e grande amigo Freddie Mercury foi homenageado pela União Astronômica internacional com um asteróide batizado em seu nome, lá estava o Dr. Brian May para fazer o anúncio oficial.

Além da empolgação com o espaço e com a New Horizons em especial, Brian May também tem postado em seu Instagram imagens em 3D de Plutão e de Bennu, que é o alvo da missão OSIRIS REx, com entrada em órbita prevista também para hoje. Essa missão pretende pousar no asteróide e depois trazer uma amostra de volta para a gente aqui na Terra. É amigos, estamos em tempos gloriosos pra quem ama ciência e o espaço.

Quer um bom programa pra essas últimas horas do ano (além de comer, beber e de preferência se divertir muito, por favor)? Uma ótima pedida é acompanhar o flyby por Ultima Thule na NASA TV.

Aproveito pra desejar Feliz Ano Novo e até 2019, com direito a trilha sonora de Brian May.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários