Meio Bit » Software » Testamos o EaseUS Data Recovery Wizard para Windows

Testamos o EaseUS Data Recovery Wizard para Windows

Publieditorial – Teste feito com a versão paga do programa EaseUS Data Recovery Wizard para Windows

5 anos atrás

Post publieditorial

Testamos nas últimas semanas o Data Recovery Wizard da EaseUS Software, um programa que foi criado de recuperar de arquivos perdidos das mais diversas formas, e que cumpre bem o seu papel. O programa tem uma versão gratuita, mas a versão que testamos foi a paga para Windows.

Captura de tela do programa Data Recovery Wizard para Windows – Publieditorial

Ao entrar no aplicativo, você tem a opção de escolher em qual disco quer procurar pelos arquivos apagados. O processo de digitalização vai demorar uns bons minutos, então a sugestão é que o usuário faça alguma outra coisa enquanto espera.

Depois que a digitalização estiver completa, é só escolher qual a pasta ou arquivo que deve ser recuperado e clicar no botão "recuperar". Caso o usuário não possa ou não queira fazer a recuperação dos dados do disco na hora, é possível salvar e deixar para outro momento. Ao mostrar o conteúdo apagado, o programa dá a opção de fazer uma visualização prévia dos arquivos, sejam eles fotos, vídeos ou outros arquivos.

Captura de tela do programa Data Recovery Wizard para Windows – Publieditorial
Ao fazer a busca em um cartão microSD antigo, por exemplo, descobrimos fotos de um evento de alguns anos atrás que não estavam com o resto das fotos, ou seja, a gente até lembrava que tinha tirado, mas nunca mais iria ver na vida. Por estas e outras, o investimento em um programa de recuperação de dados é sempre válido. Nunca se sabe o que pode estar escondido em arquivos apagados em algum HD, SSD ou cartão de memória esquecido numa gaveta.

Todo mundo que mexe com computadores certamente passou por isso em algum momento, aquela tensão ao perceber que apagou sem querer algum arquivo importante, e perdeu fotos ou vídeos da família ou dos amigos, ou então quem sabe várias horas de trabalho.

Pois é, perder dados importantes é algo que não se deseja nem pro pior dos inimigos. O pior de tudo é que, pelo menos na minha experiência, por mais cuidadoso que um usuário seja, é só uma questão de tempo até que algo imponderável aconteça e ele acabe perdendo dados importantes. É sempre melhor prevenir do que remediar, usando um programa de recuperação de dados como o EaseUS Data Recovery Wizard Professional.

O aplicativo tem uma versão gratuita, mas a versão que testamos foi a profissional, que pode efetivamente recuperar os dados. A versão free só serve para mostrar quais são os arquivos que podem ser recuperados, mas pra salvá-los, você vai precisar comprar a versão paga.

O funcionamento do programa é bem simples, você escolhe qual disco rígido, SSD, flash drive ou cartão de memória quer analisar, e clica no botão “Digitalizar”, que aciona uma busca completa no local para mostrar o que pode ser efetivamente salvo. Essa parte do processo pode demorar, dependendo do tamanho do disco que está sendo analisado.

Depois disso, você pode ver em uma lista todos os arquivos que podem ser recuperados para fazer isso na hora, ou então salvar a busca para recuperar mais tarde. Com o Data Recovery Wizard dá pra salvar fotos, arquivos de vídeos e outros documentos que antes estavam totalmente inacessíveis para o usuário.

Captura de tela do programa Data Recovery Wizard para Windows – Publieditorial

A recuperação é instantânea, basta escolher o arquivo e um local para salvá-lo (em outro disco que não seja o analisado, por favor) e clicar no botão “Recuperar Agora”. Dependendo da empolgação do usuário com o arquivo recuperado, ele pode até mesmo compartilhar a façanha nas suas redes sociais. Se ele achou mesmo que nunca mais iria poder acessar aquele conteúdo, pode dar vontade de contar pra todo mundo.

Ao contrário da versão para Mac, que testei uns meses atrás no meu outro blog, a versão para Windows permite fazer buscas de arquivos e dados perdidos dentro do próprio HD onde o sistema está instalado sem ter que entrar no modo de recuperação, o que é um ótimo diferencial e uma mão na roda.

É possível fazer buscas por tipos de arquivo ou pelo nome deles, para facilitar a vida do usuário. O EaseUS Data Recovery Wizard Professional é um aplicativo que cumpre o que promete, e que tem o potencial de salvar a nossa pele, dependendo de importância dos dados que tenham sido apagados ou perdidos.

 

Este post é parte de uma campanha da EaseUS.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários

Comentários Fechados