Meio Bit » Áudio e vídeo » YouTube vai parar de recomendar vídeos de teorias de conspiração

YouTube vai parar de recomendar vídeos de teorias de conspiração

YouTube avisou: Vai passar o rodo e remover canais de teorias da conspiração de sua página de recomendações. Não é a melhor solução mas já é um avanço... o bom-senso agradece.

5 anos atrás

Algo que as pessoas comumentemente esquecem é que a tecnologia é algo amoral, não existe tecnologia especificamente maligna ou bondosa, a tecnologia é aquilo que fazemos dela, infelizmente algumas tecnologias se tornam nefastas por causa do mau uso, como o YouTube.

Há muita coisa legal por lá (aqui uma lista parcial de meus canais favoritos) mas também há muita, muita bobagem. E nem falo dos canais para os quais não sou target, como aqueles inexplicáveis canais de crianças brincando com bonecos (não, não estou falando do Robot Chicken). Há de tudo, inclusive o inexplicável canal da dona oriental em trajes molhados pescando em plantações de arroz. (± NSFW).

Temos coisas bem mais sérias, como meninas anoréxicas divulgando sua "filosofia", os bons e velhos nazistas, idiotas fazendo todo tipo de desafio idiota, e criminosos com conspirações anti-vacinas.

Em verdade idiotas conspiracionistas são o adubo do YouTube, e isso chegou ao ponto em que está pegando mal, anunciantes estão cancelando campanhas, afinal pega mal pra Coca-Cola se associar a malucos cruéis que dizem que as crianças assassinadas em Sandy Hook nunca existiram.

Com a água batendo na bunda, o YouTube fez várias limpas e agora veio mais uma, vão limar canais de teorias conspiratórias de aparecer na que é talvez a página mais tóxica do site, a página de recomendações.

Em um post no blog oficial do serviço, o youTube foi enfático: Vão remover das recomendações canais que promovem desinformação aos usuários, como "curas milagrosas para doenças sérias, afirmações de que a Terra é plana, ou afirmações claramente falsas sobre eventos históricos como 11 de Setembro".

Vai resolver? Não, claro, conspiradores são seres indiciosos, grupos anti-vacina no Facebook agora se disfarçam com nomes inócuos, canais conspiradores vão perder visualizações inicialmente mas usarão outros meios pra divulgar suas bobagens, mas é um começo, e só isso já merece um parabéns e obrigado, YouTube.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários