Meio Bit » Entretenimento » Diretor de documentário sobre David Bowie corre pra incluir vídeo que estava perdido

Diretor de documentário sobre David Bowie corre pra incluir vídeo que estava perdido

Diretor de novo documentário sobre David Bowie corre pra restaurar material recém-descoberto da sua primeira aparição na TV como Ziggy Stardust em 1972

5 anos atrás

Falei aqui no MB ontem sobre o controverso filme biopic do David Bowie, que vai mostrar a turnê americana de Ziggy Stardust, mas existe outro filme sobre o começo da carreira deste fantástico cantor e compositor inglês que promete ser mais interessante, o documentário David Bowie: Finding Fame, dirigido por Francis Whately para a BBC.

Diretor de documentário sobre David Bowie corre pra incluir gravações e vídeos que estavam perdidos

O filme já tinha recebido boas críticas das pessoas que o assistiram antes do lançamento, mas agora, deve ficar ainda melhor, pois o diretor recebeu a autorização para incluir a primeira aparição de Bowie na TV como Ziggy Stardust em 1972 no programa Lift Off With Ayshea, uma gravação que se julgava perdida e que foi encontrada agora.

O diretor contou ao Guardian que o vídeo está sendo reparado sem descanso por ele e sua equipe pra que possa ser incluído na versão final do documentário, que será lançado no dia 9 deste mês na BBC. Seu prazo final pra entregar o material é na quarta-feira que vem.

David Bowie: Finding Fame já contava com trechos do show de 1973 que foi lançado do qual falei no post de ontem, e também um áudio de um show que ele fez em Glastonbury em 1971, mas certamente vai ficar mais completo e interessante com a inclusão desse especial de TV.

Whately conta que além deste vídeo, ainda existe outro perdido, que mostra os ensaios de Bowie para o programa filmados por ele mesmo, com um equipamento que ele mesmo alugou, pra ter a certeza de que iria se sair bem em sua primeira participação como seu personagem extraterrestre.

Esse é o terceiro e último documentário do diretor sobre Bowie, os outros foram Five Years (2013), sobre a transformação de Bowie de Ziggy Stardust até o Thin White Duke, passando pelos discos Heroes, Scary Monsters e Let's Dance, e o outro The Last Five Years (2017), que conta o final da vida de Bowie. Nenhum dos três documentários foi autorizado pela família de Bowie.

Diretor de documentário sobre David Bowie corre pra incluir gravações e vídeos que estavam perdidos

Quem já viu o documentário em versões preliminares conta que David Bowie: Finding Fame é um filme sobre tentativa e fracasso. O filme começa em 1966, quando ele mudou seu sobrenome pra Bowie, e mostra todas as dificuldades que ele teve que enfrentar para conseguir enfim alcançar o sucesso com Ziggy Stardust. Pois é, até se tornar uma lenda, Bowie teve que comer o pão que o diabo amassou.

Felizmente a história de Bowie teve um final feliz. Pra mim é impossível imaginar a minha vida sem as músicas dele que me acompanharam desde que me entendo por gente como Heroes, Life on Mars e Modern Love.

Um dos destaques de Finding Fame é a desconstrução dos seus clássicos Space Oddity e The Man Who Sold The World, e também de uma música que ele certamente se arrependeu de ter gravado, The Laughing Gnome.

Saiba mais sobre o documentário no site da BBC.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários