Meio Bit » Games » A brincadeira que pode ter sepultado a Red Candle Games

A brincadeira que pode ter sepultado a Red Candle Games

Após muitas críticas por incluir no jogo Devotion um meme que satiriza o presidente chinês Xi Jinping, a Red Candle Games viu suas parcerias acabarem e até removeu o título do Steam.

5 anos atrás

Há pouco mais de uma mês eu publiquei aqui no Meio Bit sobre o Devotion, um jogo de terror desenvolvido pela Red Candle Games. Com sua história se passando num apartamento taiwanês na década de 80, ele abordaria o folclore e religiões locais, uma mistura com alto potencial para causar debates acalorados. Eis que com o jogo disponível no Steam, descobrimos que outro assunto tem sido o responsável por cercar o título de polêmica.

“Xi Jinping Winnie the Pooh Moron”

Bastaram poucos dias após o lançamento do jogo para que algumas pessoas encontrassem um curioso easter-egg incluído pela desenvolvedora. Nele temos o pôster acima, que traz a ilustração de um talismã amaldiçoado e que está preso a uma parede do apartamento. Nele podem ser lidas as palavras “Xi Jinping Winnie the Pooh Moron” e se para você elas não fazem muito sentido, eu explico.

Tudo começou em 2013, quando o presidente da China Xi Jinping fez uma visita aos Estados Unidos e ao aparecer ao lado de Barack Obama, alguém então enxergou a semelhança com uma cena do animação do Ursinho Pooh, associando o então presidente americano a um esguio Tigrão e o chinês ao urso gordinho. Não demorou para que outros encontros de Xi Jinping fossem comparados ao desenho e a receita para um meme estava pronta.

O problema é que na China o governo não aceita esse tipo de brincadeira, pois vê nelas uma forma de tentarem diminuir a dignidade do presidente e começou então uma cruzada para eliminar tais imagens. O país chegou a tirar a HBO do ar simplesmente por um dos seus programas ter tirado sarro do seu governante. É claro que nem preciso falar do filme Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível, que obviamente foi impedido de passar nos cinemas chineses.

Mas voltando ao caso da Red Candle Games, conforme o easter-egg foi ganhando notoriedade, o estúdio começou a ver uma chuva de avaliações negativas inundar a página do Devotion e percebendo que a situação estava fugindo do controle, eles decidiram publicar um pedido de desculpas.

Alegando terem usado textos temporários em certas partes enquanto estavam desenvolvendo o game, eles teriam esquecido de remover o cartaz que causou tantas reclamações e mesmo tendo feito a modificação no jogo após as críticas, era tarde demais. Só em 24 horas o título recebeu mais de 2 mil avaliações negativas, inclusive com algumas pessoas afirmando que o jogo trazia outras referências ácidas à China, seu povo e costumes.

Com a sua imagem já um tanto arranhada, o estúdio decidiu emitir outra nota e com ela veio uma nova explicação:

Sobre o incidente anterior com o sensível material de arte, toda a equipe da Red Candle Games assume a responsabilidade por este terrível erro amador. Não é a visão da Red Candle projetar secretamente uma ideologia extensa, nem atacar qualquer pessoa do mundo real. Mesmo que o sensível elemento de arte tenha sido injustamente colocado anteriormente, pedimos gentilmente que não interpretem errado outros materiais do jogo.

É a nossa genuína esperança que todos possam se manter calmos e mudar o foco de volta para a mensagem central do jogo, que pode ser adquirida através da experiência de jogo do Devotion. Afinal de contas, foi um erro inserir um material sem relação com o conteúdo do jogo. Isso não apenas destrói a maneira como as pessoas experimentam o jogo, como afeta muitas outras pessoas. É nosso pesar dizer que este não era o objetivo original da Red Candle Games ao desenvolver o jogo.

Porém, o novo pedido de desculpas teve pouco ou nenhum resultado. Além do estúdio ter apagado os vídeos que estavam na sua conta no Youtube, eles encerraram sua conta no Weibo (uma popular rede social chinesa) e viu a sua relação profissional com as editoras Indievent e Winking Entertainment ser cancelada. Por fim, o Devotion acabou sendo removido do Steam e não somente na China, mas em todo o planeta.

Sobre o jogo ter deixado de ser vendido, uma pessoa ligada a Red Candle Games disse que isso aconteceu devido a inesperados travamentos e que no momento o título está passando por um novo teste de qualidade. Ele ainda admitiu que esta é uma boa oportunidade para aliviar um pouco da pressão sobre a comunidade que se formou em torno do jogo, o famoso “deixar a poeira abaixar” e que pode significar que cedo ou tarde o Devotion estará disponível novamente.

Fica a dúvida sobre como e se eles conseguirão se reerguer depois dessa, pois ao mesmo tempo em que a polêmica poderá trazer alguma visibilidade para o jogo no ocidente, na China a atual situação deles dificilmente será revertida.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários