Meio Bit » Mobile » Você já pode curtir o carnaval em casa com os assistentes virtuais

Você já pode curtir o carnaval em casa com os assistentes virtuais

Assistentes virtuais podem ajudar na alegria do carnaval de quem não vai fazer nada nos próximos dias

5 anos atrás

Se você é como eu, uma pessoa que adora o carnaval por ser um tempão de “feriado” e sem ter que trabalhar (mentira, eu vou trabalhar na segunda-feira e na quarta também), tenho uma novidade que é nova, junto de partes não tão novas assim: você pode perguntar pra um assistente virtual se ele gosta da festa.

Se você realmente é dos que vão passar todo os dias de festas fazendo vários nadas, ao menos pode colocar a diversão virtual com assistentes dos mais diversos tipos. Como não temos a Alexa por aqui, resolvi ver o que cada uma das três principais falam: a Siri da Apple, o Assistente do Google e até a esquecida da Cortana, que é da Microsoft e vem no Windows 10.

Eu perguntei “você gosta do carnaval?” e VEJA NO QUE DEU:

Siri não coloca ketchup na pizza

A Siri é a que recebeu a maior mudança quando comparada ao que ela fazia nos anos anteriores. Em 2017 a assistente, que já fala e entende muito bem o nosso português, respondia a pergunta com uma passada pela Sapucaí, lá no Rio de Janeiro. Depois a Apple colocou a resposta focada em Salvador e agora ela diz que curte os blocos de música eletrônica de São Paulo. A resposta ainda vem com um tunts tunts tunts bzzzz.

É uma resposta robótica, mas é pra ser mesmo. Música eletrônica, respondida por um robô, precisa ser assim né?

Assistente é direto

O assistente chamado Assistente e que tem o nome menos criativo de todos os três, é mais direto e objetivo - afinal de contas, o nome dele é a função que exerce no mundo...então a resposta segue na mesma ideia. Falando a mesma pergunta que fiz num iPhone, o Google diz que gosta de carnaval em tom mais genérico, sem dizer de qual carnaval prefere.

Ele fala algo entre “ô abre alas” e “Atrás do trio elétrico eu também quero ir”, toca um pequeno trecho de música de samba e pronto, é isso. Em uma das vezes até apareceu um desenho que me lembra alguém de desfile de escola de samba.

Cortana fala ainda menos

Você deve nem lembrar que a Cortana existe no Windows 10, mas ela está lá. Fiz a mesma pergunta e a resposta foi entre “eu gosto do bloco de notas” e “eu sempre gostei do som da cuíca”. No segundo a Cortana ainda faz um som de cuíca (duh!) e é isso, sem música, sem cantoria longa ou imagens.

O único ponto positivo é que a voz da Cortana em português do Brasil é mais natural do que as outras duas, mas é a menos utilizada e que dá mais sono quando fala do carnaval.

O resumo da obra é: se você quer pular o carnaval fora de casa a Siri e o Assistente são mais animados, mas se quer fazer muitos nadas e dormir, pergunta pra Cortana que ela é ótima nisso.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários