Meio Bit » Games » Jogos da Quantic Dream serão lançados para PC

Jogos da Quantic Dream serão lançados para PC

Quantic Dream surpreende ao revelar que Heavy Rain, Beyond: Two Souls e Detroit: Become Human estão perto de chegar ao PC. Porém, inicialmente apenas na Epic Games Store.

5 anos atrás

Pelas duas últimas gerações a Quantic Dream esteve fortemente ligada à Sony. Tendo lançado três jogos desde 2010, o Heavy Rain, Beyond: Two Souls e o Detroit: Become Human, todos foram exclusivos da família PlayStation, mas numa mudança bastante inesperada, em breve o trio dará as caras nos computadores.

A previsão é de que os jogos sejam lançados ainda este ano, sem uma data específica, mas algo que deverá desagradar um bom número de interessados é o fato de que inicialmente eles estarão disponíveis apenas na Epic Games Store. Segundo uma nota publicada pela Quantic Dream, esta exclusividade será de um ano, então acredito que para algumas pessoas ainda será preciso esperar um pouco mais para colocar as mãos em tais games.

Somos muito gratos pelos fantásticos 12 anos de colaboração com a Sony Interactive Entertainment e por tudo o que eles nos permitiram criar e produzir,” declarou o CEO do estúdio, Guillaume de Fondaumiere. “Com esta nova parceria com a Epic, agora podemos expandir os nossos produtos para uma base de fãs maior e permitir que os jogadores de PC aproveitem os nossos títulos.

Mas goste ou não da ideia de ter que adquirir os jogos da Quantic Dream numa loja que não seja o Steam, o fato deles deixarem de ser exclusivos do PlayStation 3 ou 4 já é motivo suficiente para comemorarmos. Adorados por alguns por contarem com enredos mais elaborados e odiados por outro tanto de pessoas justamente por parecerem mais filmes interativos, é muito bom ver tais jogos chegando a um novo público.

O que torna o anúncio ainda mais impactante é por esses três jogos terem sido publicados pela Sony, o que consequentemente significa que a empresa financiou parte de suas produções. O que não sabemos ainda é se mesmo com esse aporte financeiro a Quantic Dream conseguiu manter o direito sobre as propriedades intelectuais ou se a fabricante do PlayStation simplesmente optou por lançar os títulos fora da sua plataforma. O certo no momento é que a próxima criação deles será lançada para várias plataformas.

Já por parte da Epic Games Store, garantir o trio da Quantic Dream é mais um duro golpe desferido no Steam. Nos últimos meses a loja vem fazendo o possível para a abocanhar a maior quantidade possível de exclusividade (mesmo que temporária) e durante a Game Developers Conference eles aproveitaram para revelar outros títulos que também chegarão primeiro à loja.

Entre eles temos o The Outer Worlds, aguardada criação da Obsidian Entertainment e o Ancestors: The Humankind Odyssey, novo jogo de sobrevivência de Patrice Désilets, o criador da série Assassin’s Creed. A Remedy (Max Payne e Quantum Break) também confirmou que o seu próximo projeto, Control, chegará primeiro à loja da Epic e a Ubisoft divulgou que manterá a parceria que começou com o lançamento do The Division 2.

Ter seus jogos numa única loja que ainda dá seus primeiros passos é algo que um tanto arriscado, já que o número de cópias vendidas poderia ser muito baixo. Porém, não é isso o que o que a Deep Silver e a 4A Engine viram acontecer com o Metro Exodus. De acordo com os responsáveis pelo jogo, por lá ele teria vendido 2,5 vezes mais do que o Metro: Last Light alcançou no Steam, indicando que a prometida fidelidade à loja da Valve não foi mantida por muita gente que protestou antes do lançamento.

É claro que estamos falando de um caso, logo a amostragem é muito pequena, mas também não podemos negar o barulho que a Epic Games Store tem feito ultimamente e se a Ubisoft decidiu manter a parceria, imagino que ela também esteja satisfeita com o resultado. A minha dúvida é: você deixaria de comprar um jogo por ele não estar disponível no seu serviço de distribuição favorito?

Fonte: Engadget.

relacionados


Comentários