Meio Bit » Hardware » Apple Music pode chegar ao Chromecast em breve

Apple Music pode chegar ao Chromecast em breve

Referências no código do Chromecast apontam para futuro suporte ao Apple Music; serviço da maçã já chegou ao Chromebook e Amazon Fire TV

5 anos atrás

A Apple está aos poucos levando o Apple Music para tomar novos ares: segundo referências encontradas no app para Android, ele em breve deverá se tornar compatível com o Chromecast, o dongle campeão de vendas do Google.

Modelo mais recente do Google Chromecast / Apple Music

O site 9to5Google andou fuçando no código-fonte do Apple Music, o app que anos após o iTunes e o malfadado Safari para Windows, foi o primeiro produto de Cupertino lançado fora de seus dispositivos, ao desembarcar no robozinho do Google.

Embora muitos acreditassem que este foi um passo errado de Cupertino, a verdade é que não é interesante perder público de um serviço de streaming, por causa de seu Jardim Murado.

Jardim esse cujos muros estão sendo reduzidos: no último keynote, a Apple revelou que o app da Apple TV, junto com o serviço de streaming de vídeo e seus conteúdos originais, será compatível com TVs mais recentes das marcas Samsung, LG, Vizio e Sony, além do Amazon Fire TV e Roku.

Aos poucos, Tim Cook está abraçando a estratégia da Satya Nadella, CEO da Microsoft, que após cinco anos se focando em serviços e não produtos, viu seu valor de mercado subir consideravelmente.

Voltando ao Apple Music, a versão 2.8.2 do app para Android, lançada no dia 30 de março corrigia alguns bugs, mas ao dar uma olhada no código,  é possível encontrar as seguintes strings:

<string name=”debug_chromecast_dev_1″>AM DEV 1</string>

<string name=”debug_chromecast_dev_2″>AM DEV 2</string>

<string name=”dev_1_cast_application_id”>BC3DFE33</string>

<string name=”dev_2_cast_application_id”>BEA14564</string>

Estas são apenas as mais recentes; há uma série de outras strings que fazem menção ao acessório, incluídas em atualizações anteriores.

Vale lembrar que a mesma versão já trouxe suporte a Chromebooks, ao mesmo tempo que o app também já está disponível na Fire TV, embora apenas nos Estados Unidos por enquanto.

A referência do Apple Music ao Chromecast, embora Apple e Google não comentem nada, e a estratégia traçada para o app da Apple TV, mostram que tanto um quanto o outro deverão ser lançados para o dongle de Mountain View em breve, muito provavelmente em algum momento de 2019.

E em última análise, é possível que ambos serviços deverão ser disponibilizados em outras plataformas, como consoles de videogame, e o que vale para o app Apple TV (TVs, Roku, etc.) também deverá ser aplicado ao Apple Music.

Esta não é a primeira vez que algo assim acontece: em fevereiro, o Google Assistente começou a oferecer compatibilidade do Apple Music com dispositivos Google Home, recurso que foi rapidamente podado, provavelmente porque queimou a largada. Um porta-voz do Google chegou a explicar que ele era limitado à assistente virtual, antes de ser removido. A Apple não se manifestou.

Por enquanto, o recurso de utilizar o Apple Music no Chromecast não está disponível, provavelmente porque a Apple ainda precisa fazer mais alguns ajustes no aplicativo, como incluir um botão Cast, ainda ausente.

De qualquer forma, ele não deve demorar a aparecer, e com o tempo, poderemos ver mais serviços da maçã em dispositivos não-Apple, algo essencial para uma empresa que deseja se focar em serviços.

Com informações: 9to5Google.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários