Meio Bit » Games » Sony modifica política de reembolso da PlayStation Store

Sony modifica política de reembolso da PlayStation Store

Agora qualquer compra em pré-venda na loja do PlayStation poderá ser cancelada e caso você se arrependa de uma aquisição, bastará pedir um reembolso.

5 anos atrás

Comprar alguma coisa e depois se arrepender é algo bastante comum e quando se trata de um conteúdo digital, normalmente o processo de reembolso tende a ser um tanto complicado. Algumas lojas virtuais tem tentando tornar este processo mais simples e uma que acaba de modificar a sua política de “devoluções” é a PlayStation Store.

Agora, qualquer jogo que tenha sido adquirido na pré-venda poderá ser reembolsado até o dia do seu lançamento e de acordo com a nova diretriz da Sony, passou a ser “possível cancelar a compra de um conteúdo digital em até 14 dias após a data de compra e receber um reembolso em sua carteira da PSN, contanto que você não tenha começado a baixar ou transmitir o conteúdo.

Valendo para jogos, DLCs, temas, passes de temporadas, avatares e até mesmo para serviços por assinatura, como a PlayStation Plus ou o Spotify Premium, a fabricante afirma ainda que a única exceção para o reembolso de conteúdo que tenha sido baixado ou transmitido pela internet será caso ele apresente falhas. Porém, não foi detalhado que tipo de defeito estaria abrangido e se considerarmos que hoje em dia muitos jogos são lançados com problemas, muita gente poderá explorar isso.

Essa mudança deverá ser muito bem vista pelos consumidores, mas aparentemente ela seria “apenas” a oficialização de algo que de certa forma vinha sendo praticado pela empresa de uns meses para cá. Um exemplo disso pôde ser visto no início do mês passado, quando  pessoas afirmaram terem conseguido devolver suas cópias digitais do Anthem. O problema é que o jogo estaria travando o PlayStation 4 de alguns e possivelmente para evitar maiores dores de cabeça, a Sony teria preferido devolver o dinheiro de quem solicitasse.

O que posso dizer por experiência própria é que nas duas vezes em precisei do suporte deles tive o melhor atendimento possível. Na primeira simplesmente me arrependi da aquisição e fui prontamente ressarcido, na outra resolvi comprar o LEGO Worlds para o meu filho e imagine a minha decepção ao descobrir que na semana seguinte o jogo apareceu em promoção pela metade do preço. Após entrar em contato com a loja, o atendente me disse que não poderia devolver a diferença, mas cancelou a compra e com o crédito que apareceu na minha carteira pude comprá-lo novamente mais barato.

Há de se ressaltar que isso aconteceu na versão americana da PlayStation Store e sinceramente tenho dúvidas se o mesmo teria sido feito por aqui. De qualquer forma, é muito bom saber que agora esse processo deverá ser mais simples e por mais que eu entenda que no fundo tudo se resume a uma maneira da Sony passar uma boa imagem, é algo que considero digno de elogios.

PS: conforme sugestão da própria Sony, parece ser uma boa ideia desativar a opção de download automático nos seus consoles, já que isso poderá invalidar eventuais futuros pedidos de reembolso. O problema é que ao fazer isso você será obrigado a baixar manualmente as atualizações para todos os jogos que possui, o que em muitos casos poderá lhe dar um belo trabalho.

Fonte: GameInformer.

relacionados


Comentários