Meio Bit » Entretenimento » Old Town Road, ou como Lil Nas X conquistou o Hot 100 da Billboard usando Twitter & TikTok

Old Town Road, ou como Lil Nas X conquistou o Hot 100 da Billboard usando Twitter & TikTok

O rapper Lil Nas X usou o TikTok pra alcançar o sucesso com Old Town Road, que foi retirada das paradas country e agora lidera o Hot 100 da Billboard

5 anos atrás

O mundo da música foi sacudido nas últimas semanas por Old Town Road, uma música de rap com um toque diferente, uma sonoridade country. O responsável é o jovem rapper Lil Nas X, que pegou emprestado um tostão da voz de Billy Ray Cyrus (também conhecido com o pai da Miley) para o refrão.

Cyrus gostou tanto de Old Town Road que fez questão de procurar Lil Nas X pra participar do remix da música, que com justiça, atualmente está no topo das paradas globais do Apple Music e do Spotify. Para se tornar a música líder nas paradas americanas, Old Town Road também teve uma ajudinha, a polêmica da exclusão da música das paradas country da Billboard, da qual falarei já, já.

É que antes mesmo dessa lambança da Billboard, Old Town Road já estava fazendo o maior sucesso, devido em grande parte a atuação de Lil Nas X no TikTok, que está também está adorando tudo que é relacionado a música. Foi lá que a música acabou virando um meme (assim como o próprio rapper), mas nada disso aconteceu por acaso, tudo foi muito bem planejado por ele. Nessa entrevista para o NPR, Lil Nas X conta mais sobre o seu background como usuário do Twitter, e como ele usou o TikTok como escada para o sucesso.

Pra quem não ouviu Old Town Road e viu seu clipe, é só clicar abaixo.
https://youtu.be/5ho88VXJTBg

Se quiser ouvir a versão remix, com participação de Billy Ray Cyrus:

Gostou do banjo da música? Pode agradecer ao Trent Reznor e sua banda Nine Inch Nails, que gravou em 2008 a música sampleada, 36 Ghosts IV, uma composição de Atticus Ross e Trent Reznor, que faz parte do disco Ghosts I-IV, lançado com licença Creative Commons.

A adaptação da música dos Nine Inch Nails foi produzida por YoungKio no FL Studio, e depois vendida online. O criador foi devidamente creditado depois de conversar com Lil Nas X por uma mensagem direta no Instagram, e segundo ele, os dois estão trabalhando juntos em novas músicas.

Sobre a controvérsia da exclusão da música das paradas Country, explicação oficial da Billboard foi bem bizarra: "apesar de Old Town Road incorporar referências country e imagens de cowboys, ela não tem tem elementos suficientes da música country de hoje em dia". Certamente não faltam elementos country na música, no clipe e nem na letra, que tem vários, pra todos os gostos.

Capa do single Old Town Road

A ligação da música com a temática country é inegável, desde a sonoridade da gravação até as imagens de capa do single e do remix de Lil Nas X, que mostram cavalos, e principalmente pelo primeiro clipe, que foi feito no game Red Dead Redemption 2, e que tem um grande apelo pra  fãs de westerns, pra gamers e pra simpatizantes de hip-hop.

A polêmica acabou despertando simpatia para o jovem rapper Lil Nas X. A retirada de Old Town Road gerou revolta de muitos fãs, além de manifestações de artistas de rap e hip-hop e também da música country, com várias críticas inclusive de racismo por parte da Billboard.

Billy Ray Cyrus e Lil Nas X na gravação do remix de Old Town Road

O parceiro de Lil Nas X, Billy Ray Cyrus, mostrou todo o seu apoio ao rapper em seu perfil no Twitter antes mesmo da gravação do remix, dizendo que está vendo tudo que está acontecendo com a música, e contando um caso pessoal: “quando me tiraram das paradas, Waylon Jennings me disse “leve isso como um elogio”, significa que você está fazendo algo incrível. Só os foras-da-lei são banidos. Bem-vindo ao clube!”.

Will Smith disse no seu Instagram que quer participar do clipe de Old Town Road, mostrando um vídeo com a música acompanhada de imagens do clipe de Wild Wild West, música tema do seu filme western, aquela velha bomba As Loucas Aventuras de James West. O rapper chamou Young Thug para participar de um dos remixes, e a música também ganhou uma versão de Keith Urban tocando banjo, que Lil Nas X aprovou e compartilhou.

Lil Nas X agradeceu a propaganda grátis, que sempre é um bom negócio, e na semana passada viu sua música chegar ao topo do Billboard Hot 100, superando artistas muito mais famosos. Eu confesso nunca tinha ouvido Old Town Road ou sequer ouvido falar em Lil Nas X, e apesar de ser um usuário ávido da ferramenta, também não fazia ideia das aventuras dele no Twitter antes disso, por mais que ele tivesse alcançado sucesso na sua missão.

Nessa entrevista à revista Time, dá pra ver como os pais de Lil Nas X ficaram preocupados quando ele decidiu abandonar os estudos, mas a verdade é que ele tinha um plano. Ao ser perguntado se o TikTok deveria pagá-lo por cada exibição da sua música, ele respondeu que ao contrário, ele é que deveria pagar ao TikTok por ter divulgado Old Town Road.

Respondendo a uma pergunta sobre se questões étnicas teriam sido o motivo para a sua retirada das paradas, Lil Nas X respondeu simplesmente: "eu acredito que sempre que você está tentando algo novo, sempre vai acabar com algum tipo de reação ruim. Por exemplo, quando o rap começou, ou quando o rock and roll começou. Mas em relação ao country trap, eu não quero de forma alguma ficar com o crédito por isso. Eu acredito que Young Thug deve ser um dos maiores pioneiros nisso."

O country trap eu não sei, mas o contry rap é bem mais antigo. Quem acha que esse foi o primeiro crossover entre hip-hop e country não conhece o disco Ecleftic: 2 Sides II a Book, segundo disco solo de Wyclef Jean, gravado logo após o fim da sua banda The Fugees, e que trazia essa versão de The Gambler de Kenny Rogers, contando com a participação do próprio nos vocais. Alguns dizem que Kid Rock chegou lá antes disso, mas eu não saberia dizer.

Toda essa polêmica com Old Town Road no fundo era tudo que Lil Nas X queria, e até quem sabe contava, pois a música não para de subir em todas as paradas. Outra curiosidade é que, com menos de dois minutos de duração, Old Town Road é a música mais curta a liderar os Hot 100 da Billboard desde 1965, quando uma velha música dos Herman's Hermits alcançou o topo das paradas.

Sendo bem honesto e sincero quanto ao motivo pelo qual não lançou nenhuma música nova, ele disse hoje no Twitter que Old Town Road ainda está crescendo, e que o vídeo oficial nem foi lançado ainda, e assim ele vai tirar o leite dessa música até não poder mais.

Capa do primeiro EP de Lil Nas X, Old Town Roads

Lil Nas X também compartilhou hoje a capa do seu primeiro EP, Old Town Roads, que tem a versão original e a versão remix de Old Town Road que já foram lançadas, além de outros remixes inéditos. O próximo remix a ser lançado terá a participação de Young Thug, que é considerado por Lil Nas X como a grande influência de seu estilo country trap.

O céu é o limite pro rapper, dentro ou fora das paradas Country da Billboard.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários