Meio Bit » Games » Crie jogos para o Game Boy com o GB Studio

Crie jogos para o Game Boy com o GB Studio

Se você queria uma maneira simples de criar jogos para o Game Boy e que realmente funcionem no portátil, precisa conhecer o GB Studio.

5 anos atrás

Ontem (21) foi comemorado o 30° aniversário do Game Boy, um dos videogames mais importantes da Nintendo e que mudou completamente a indústria. Com ele passamos a ter acesso a bons jogos em qualquer lugar e se isso já não fosse o suficiente para conquistar muitas pessoas, a fabricante ainda garantiu uma das exclusividades mais importante de todos os tempos, o jogo que viria a se tornar um símbolo da indústria: Tetris.

Este foi apenas um brevíssimo resumo deste fantástico aparelho e se você quiser conhecer mais sobre a sua história, recomendo a leitura deste excelente artigo publicado pelo site Polygon. Nele é possível conhecer vários detalhes dos bastidores e como a Nintendo of America teve dificuldades em encontrar uma maneira de divulgar o portátil neste lado do planeta.

Já para aqueles que desenvolvem games ou adorariam brincar de criar algo, a dica que gostaria de dar atende pelo nome GB Studio. Disponível para  Windows, Mac e Linux, o programa nos permite desenvolver jogos compatíveis com o Game Boy, com eles podendo ser executados tanto por um emulador quanto no próprio portátil através de um cartucho Flash.

Além de ser gratuito, um dos principais recursos de GB Studio é o fato dele dispensar a programação, com a criação dos jogos funcionando apenas na base de arrastar e soltar. No entanto, não ache que você conseguirá criar qualquer tipo de jogo com a ferramenta, já que como o responsável por ela disse, novos módulos só deverão ser lançados no futuro.

Esta versão é praticamente para a criação de jogos de aventura sem combates,” explicou Maltby pelo Reddit. “Há a habilidade de criar uma árvore de decisões nos diálogos, você pode buscar missões e pode criar quebra-cabeças de blocos e coisas como essas. Eu queria ter esta versão lançada há algum tempo e penso que agora é a melhor maneira de expandi-lo no futuro. Também não há suporte a cores, vamos deixar as coisas mais simples por enquanto!

Aceitando imagens PNG e exportando os jogos tanto como uma ROM de Game Boy quanto como HTML5, o programa traz consigo ainda o Untitled GB Game, projeto que poderá ser utilizado para estudarmos e entender mais facilmente como o GB Studio funciona. Quem conhece programação ou já se aventurou na criação de algum jogo provavelmente achará a ferramenta muito simples, mas para aqueles que apenas procuravam uma maneira fácil de transformar uma boa ideia num game, esta pode ser uma boa solução.

PS: se você procura algo um pouco mais completo, vale a pena dar uma olhada no NESmaker. Como o próprio nome sugere, com ele podemos desenvolver títulos para o Nintendinho, com os projetos criados funcionando no console 8 bit da Nintendo. O problema aqui é que todo o processo será bem mais complicado que com o GB Studio e uma licença do NESmaker está custando US$ 36.

PS2: outra boa ferramenta para criar jogos para o Game Boy é o Game Boy Developers Kit (GBDK).  Porém, não espere com ele ter tanta facilidade no desenvolvimento quanto o visto no GB Studio e para ter mais detalhes sobre as limitações da plataforma, recomendo este artigo publicado no Gamasutra. Há várias dicas valiosíssimas ali.

 

relacionados


Comentários