Meio Bit » Games » Para japoneses, Chrono Trigger foi o melhor jogo dos últimos 30 anos

Para japoneses, Chrono Trigger foi o melhor jogo dos últimos 30 anos

Com o fim a da era Heisei se aproximando, a revista Famitsu resolveu perguntar aos seus leitores qual o melhor jogo das últimas três décadas e o clássico da Square saiu vencedor.

5 anos atrás

Se escolher o melhor jogo de um ano já não é uma tarefa muito simples, o que dizer então de uma enquete realizada pela tradicional revista Famitsu, cujo objetivo era descobrir qual foi o melhor título da era Heisei, que abrange os últimos 30 anos?

Mas antes de falarmos sobre a votação, vale a pena explicar brevemente essa transição de eras no Japão. Iniciada em 8 de janeiro de 1989, portanto um dia após a morte do imperador Hirohito, a Heisei marcou a ascensão do seu filho, Akihito, ao Trono do Crisântemo.

Eis que 30 anos depois, graças a uma mudança legislativa no país, foi permitido ao atual imperador passar o seu lugar em vida, com o seu filho primogênito Naruhito tendo sido escolhido para se tornar o 126º imperador. Isso acontecerá no último dia deste mês e com isso terá início a era Reiwa.

Portanto, abrir uma votação para um período tão importante para os japoneses acaba fazendo com que a eleição de melhor jogo das últimas três décadas seja repleta de simbolismo e depois de 7.158 leitores darem a sua opinião, acho que poucos questionarão a qualidade do título que ficou com o primeiro lugar: o lendário Chrono Trigger!

A criação desta obra de arte contou com a participação de vários profissionais renomados, naquilo que ficou conhecido como o "Dream Team". São eles: o criador da série Final Fantasy, Hironobu Sakaguchi; o designer e criador da série Dragon Quest, Yuji Horii; o compositor da série Final Fantasy, Nobuo Uematsu; e por fim, o artista de mangá mais conhecido pelo seu trabalho no Dragon Ball, Akira Toriyama.

Com tanta gente competente e um roteiro fantástico escrito por Masato Kato, o resultado não poderia ter sido outro. Chrono Trigger acabou vindo a ser escolhido por muitos como o melhor RPG de todos os tempos e no caso dos japoneses, agora ele pode se orgulhar de ser um dos melhores jogos já criado.

Para isso o título da Square contou com 230 votos, superando o The Legend of Zelda: Breath of the Wild (209 votos) e o NieR: Automata (205 votos). Infelizmente não temos o número de votos de todos os jogos, mas abaixo você pode conferir a lista com os 20 primeiros colocados:

  1. Chrono Trigger
  2. The Legend of Zelda: Breath of the Wild
  3. NieR: Automata
  4. Final Fantasy VII
  5. Okami
  6. The Legend of Zelda: Ocarina of Time
  7. Final Fantasy X
  8. Pokémon Red/Green/Blue/Yellow
  9. Dragon Quest V
  10. Xenogears
  11. Vainglory
  12. Suikoden II
  13. Mother 2 (Earthbound)
  14. Splatoon 2
  15. Tactics Ogre
  16. Monster Hunter Portable 2nd G (Monster Hunter Freedom Unite)
  17. Kingdom Hearts
    Metal Gear Solid 3: Snake Eater (empatado na 17ª posição)
  18. Final Fantasy XV
  19. Final Fantasy XI
    Pokémon Diamond & Pearl (empatado na 20ª posição)

Listas como essas sempre despertam polêmicas e apesar de concordar com muitos dos títulos citados pelos votantes, não consigo deixar de sentir falta de muitos outros, como Shenmue, Half-Life 2, Shadow of the Colossus, BioShock, Silent Hill, etc, etc, etc. Ainda assim, confesso ter ficado muito feliz em ver o Chrono Trigger na primeira posição, mesmo tendo dúvidas se o colocaria tão alto na minha lista.

Acho até que vou começar a jogar ele novamente e embora eu tenha o CD do Final Fantasy Chronicles guardado aqui, acho que o melhor a fazer seria aproveitar a cópia digital do Chrono Trigger que comprei na PSN e relembrar esse clássico no PlayStation Vita.

Fonte: My Nintendo News.

relacionados


Comentários