Meio Bit » Áudio e vídeo » Samsung lança TV vertical para Millenials. Thanos estava certo.

Samsung lança TV vertical para Millenials. Thanos estava certo.

5 anos atrás

A Samsung lançou algo inimaginável fora do mundo dos sites como o Onion e o Sensacionalista: Uma TV... vertical. OK, tecnicamente não é nada demais, só rotacionaram a tela e o circuito faz a conversão, mas é algo muito, muito... Millenial. É o cúmulo do mercado se acomodando a uma necessidade criada por preguiça e teimosia. Pra começar, SEUS OLHOS NÃO FUNCIONAM ASSIM.

Existe uma má-formação fetal chamada Cyclopia onde o feto nasce com um olho só, e você NÃO vai googlar por isso. Repito, NÃO busque no Google. Caso não seja seu caso, você tem dois olhos,  funcionais ou não, um de cada lado do rosto. Esses olhos estão (espero) posicionados em um plano horizontal.

Isso nos dá um campo de visão bem amplo.

Nós temos mais ou menos 114 graus de visão tridimensional, se adicionarmos a visão monocular, quando olhamos de canto de olho, esse campo chega a 220 graus. Outros animais com olhos na lateral da cabeça têm visão periférica bem maior, o que é ótimo para presas que precisam fugir de predadores, mas sua visão frontar é limitada.

Isso é o campo de visão horizontal, já o vertical é bem menor:

O campo de visão vertical TOTAL é de 120 graus, mas você só tem visão real em 55 graus, o resto é visão periférica. Então, 220 x 120 percebe-se que não é um campo de visão vertical. Se assemelha mais a esta proporção:

Yes bitches nós enxergamos em widescreen, exceto o Nick Fury e quem tem Cyclopia, que repito, NÃO GOOGLE.

Então, como acabamos vendo e fazendo filmes no celular assim?

Eu explico: Preguiça dos usuários e complacência dos fabricantes, incapazes de forçar seus softwares a filmar na horizontal. Se uma câmera de celular fotografar corretamente, na horizontal mas mostrar a imagem durante o procedimento como na imagem acima, o usuário vai reclamar.

Um caso semelhante aconteceu quando as TVs widescreen começaram a aparecer, e os consumidores ODIAVAM as barras pretas verticais nos lados da imagem. É uma questão simples de geometria, é IMPOSSÍVEL você enfiar uma imagem em proporção 4:3, de um sinal de TV normal, em uma tela 16:9.

Geometria de primário, certo? Bem, houve um caso de um consumidor que processou um fabricante por causa das barras pretas, e pior de tudo: GANHOU.

Por causa disso os fabricantes desenvolveram gambiarras que ou cortavam a lateral das imagens ou as distorciam pra caber no formato widescreen, isso só diminuiu quando as emissoras finalmente começaram a transmitir em 16:9.

Nos celulares a solução foi criar a "facilidade" de filmar e fotografar na vertical ou na horizontal, e mesmo o sensor sendo quadrado, a imagem útil acompanha o formato da tela.

Infelizmente os usuários parecem não se importar, eles tiram fotos e fazem filmes verticais, movendo freneticamente a câmera para acompanhar o foco temático ou mais frequentemente, enquadrando somente uma fração da imagem.

O máximo de consenso que se conseguiu chegar foi o horrendo formato quadrado do Instagram, não há nada mais deprimente que um trailer cinematográfico em um formato quadrado.

Agora, essa guerra está definitivamente perdida. A Samsung lançou essa desgraça aqui.

A Samsung diz que "analisou as características da geração millenial" para criar o produto, que tem uma tela giratória, mas convenhamos se os inúteis não conseguem girar um celular em suas mãos, ninguém vai levantar pra girar a televisão.

A Samsung Sero tem tela tem 43 polegadas, QLED e som 4.1  60W, Bixby e provavelmente 4K de resolução. O preço convertido é de US$1,630,00 mas por enquanto ela só será vendida para Millenials da Pior Coréia, mas isso vai mudar com certeza, outros fabricantes vão embarcar nesse trem e produzir mais televisões verticais, e usuários de Snapchat terão orgasmos metafóricos vendo seus stories em telas verticais.

Pior, ao legitimar o formato os fabricantes abrirão espaço pra uma aberração que já começou a surgir: Conteúdo produzido para formato vertical. Aí depois não reclamem quando a Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel sair disto...

E virar isto:

Diga não ao vídeo vertical!

 

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários